PCdoB elege Olívia Santana, Daniel Almeida e Alice Portugal para a Câmara dos Deputados

O PCdoB conquistou seis cadeiras na representação da Bahia nas eleições deste domingo (4). O partido elegeu Olívia Santana, Alice Portugal e Daniel Almeida para a Câmara dos Deputados e garantiu ainda Bobô, Fabrício Falcão e Zó do Sertão na Assembleia Legislativa da Bahia.

Na disputa para deputado federal, os resultados apresentados registram Olívia com 121.118 votos, Alice Portugal com 111.746 e Daniel Almeida com 109.459 votos. Na disputa estadual, Bobô recebeu 66.587 votos, Fabrício Falcão, 62.371, e Zó do Sertão, 56.244 votos.

A votação mantém uma presença significativa do PCdoB na representação política baiana e reforça a participação do partido no campo político que apoia os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Jerônimo Rodrigues.

Olívia Santana

Com 98,65% de urnas apuradas, Olívia Santana obteve 122.421 votos, consolidando-se como a candidata do PCdoB com maior votação na Bahia entre os nomes apresentados.

A trajetória política de Olívia é marcada pela atuação nos movimentos sociais e pela defesa dos direitos da população negra e das mulheres. Pedagoga formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi vereadora de Salvador por dez anos e ocupou secretarias municipais e estaduais.

Olívia foi a primeira mulher negra eleita deputada estadual na história da Bahia, em 2018. A nova eleição amplia sua atuação no Legislativo, agora na Câmara dos Deputados.

Alice Portugal

Alice Portugal foi eleita com 113.525 votos, garantindo mais um mandato na Câmara dos Deputados.

Farmacêutica formada pela UFBA, Alice foi deputada estadual entre 1994 e 2002 e chegou à Câmara Federal em 2003. Desde então, construiu uma trajetória de sucessivas eleições para o Parlamento.

Daniel Almeida

Com 112.731 votos, Daniel Almeida também garantiu sua permanência na Câmara dos Deputados.

Sua trajetória política começou nas lutas sindicais e no movimento dos trabalhadores. Foi vereador de Salvador por quatro mandatos antes de chegar ao Congresso Nacional.

O parlamentar tem atuação ligada às pautas do trabalho, desenvolvimento regional, infraestrutura e defesa dos interesses da Bahia.

Bobô

Na Assembleia Legislativa da Bahia, Bobô foi eleito com 69.776 votos.

Raimundo Nonato Tavares, conhecido como Bobô, construiu sua trajetória inicialmente no futebol profissional, antes de ingressar na gestão pública. Foi diretor-geral da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e, posteriormente, deputado estadual pelo PCdoB.

Sua atuação parlamentar inclui políticas de esporte e lazer, além de temas relacionados ao desenvolvimento regional e aos direitos dos trabalhadores. O PCdoB já destacava sua atuação na Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia.

Fabrício Falcão

Fabrício Falcão recebeu 64.052 votos e também conquistou um novo mandato na Assembleia Legislativa.

Geógrafo e professor da rede estadual, Fabrício iniciou sua trajetória política como vereador de Vitória da Conquista. Em seguida, chegou à Assembleia Legislativa, onde construiu uma sequência de mandatos pelo PCdoB.

Sua atuação está vinculada especialmente às pautas da educação, do desenvolvimento regional e da defesa dos trabalhadores.

Zó do Sertão

Com 59.480 votos, Zó do Sertão completou a bancada do PCdoB eleita para a Assembleia Legislativa.

Crisóstomo Antônio Lima, conhecido como Zó, é de Xique-Xique e construiu sua trajetória política em Juazeiro e na região Norte da Bahia. Técnico agrícola, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro e também ocupou secretarias municipais.

Na Assembleia, sua atuação está relacionada às demandas do interior, desenvolvimento regional, cultura e políticas sociais.

Bancada mantém presença em diferentes regiões

A eleição de seis nomes mantém o PCdoB com representação tanto no Congresso Nacional quanto no Legislativo estadual. A bancada reúne trajetórias distintas, com atuação em áreas como direitos das mulheres e da população negra, trabalho, educação, esporte, desenvolvimento regional, cultura e políticas sociais.

Os resultados também preservam a presença de parlamentares que já possuem experiência legislativa, ao mesmo tempo em que ampliam a participação do partido na representação federal.