O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou que a eleição de Roberto Monteiro (PCdoB) à Câmara dos Vereadores deve ser tratada como “prioridade”, por sua “trajetória e experiência”. Paes participou na sexta-feira (13) de plenária da campanha de Roberto na Tijuca. A atividade reuniu cerca de 1.600 pessoas.

“Além de conhecer os grandes temas do Rio, o Roberto sempre aponta os problemas para a prefeitura e propõe soluções para a cidade, com as melhorias que devem ser feitas. A gente governa para todos – mas a maior parte do nosso tempo é para quem mais precisa do governo, do serviço público, que são os trabalhadores”, discursou o prefeito.

Paes – que lidera todas as pesquisas de intenção de voto e pode se reeleger no primeiro turno – deixou um conselho para os apoiadores do candidato do PCdoB: “Se cada um sair daqui com o compromisso de conversar com os amigos, a gente vai fazer uma grande votação para o Roberto Monteiro”.

Advogado e ativista, Roberto já foi vereador por cinco anos (2007-2012). Ocupou também funções como as de conselheiro da OAB-RJ (seccional da Ordem dos Advogados do Brasil) e diretor do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro. Uma de suas principais frentes de atuação é junto a sindicatos, na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Na plenária, o candidato do PCdoB elogiou a frente ampla – liderada por Paes – para derrotar a extrema-direita. Além do PSD, a coligação também reúne os partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e outras oito legendas: Agir, Avante, Democracia Cristã, PDT, Podemos, PRD, PSB e Solidariedade.

“Se tem uma coisa que nos motiva para estar ao lado de Eduardo Paes, é que quando este país mais precisou (de união), que era para derrotar o bolsonarismo, a gente contou com esse grande aliado. O Eduardo é um prefeito que realmente trabalha para a cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Roberto.

A candidatura do advogado tem se destacado por conquistar o apoio de dezenas de categorias, como trabalhadores dos Correios e do saneamento, enfermeiros, estivadores, comerciários, bancários, servidores públicos e rodoviários. Sua campanha está espalhada por diversos bairros do Rio. Em sua última eleição ao parlamento carioca pelo PCdoB, em 2012, Roberto teve 17.535 votos.

(Edição: André Cintra)