Na última quarta-feira (15), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deu uma declaração para assinaturas de diversos convênios. Entre eles, dois provenientes de emendas propostas pela deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) em 2020. Um deles vai viabilizar a realização de uma Campanha Contra Discriminação Racial pela Prefeitura de Jundiaí. O outro, a criação do Fórum de Mulheres Quilombolas do Vale do Ribeira.

Na terça-feira (14) a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, representada pelo Sr. Aurico Dias, assinou um convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo para o fortalecimento do Coletivo Mulheres Quilombolas na Luta e , consequentemente, do processo de organização das comunidades quilombolas. Estavam também apresenta no ato Regiane Lilian de França e Vanessa de França, integrantes do Conselho Fiscal da Associação Quilombo São Pedro e articuladoras do Coletivo Mulheres Quilombolas na Luta. O coletivo agradeceu publicamente a deputada Leci, e seu chefe de gabinete Roberto Almeida, que prontamente incluíram uma solicitação no rol de emendas parlamentares a serem apreciadas pela equipe de mandato.

O valor de R $ 100.000,00 será usado para realização do Fórum Estadual de Mulheres Quilombolas e de uma série de encontros mensais preparatórios e de formação política, conforme já tem sido realizado pelo coletivo MQNL. Após mais de uma década e meia de apagamento da pauta dos movimentos sociais locais, o coletivo MQNL surge como um dos principais espaços de fortalecimento da organização das mulheres quilombolas do Vale do Ribeira e do Estado de São Paulo. Para a deputada, fortalecer este movimento é fortalecer as comunidades em seus territórios coletivos.
__

Ascom da deputada estadual Leci Brandão