Entre as reivindicações da categoria estão reajuste do auxílio alimentação e plano de carreira. Foto: ASPRA (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia)

Os Policiais Militares (PM) do estado da Bahia decidiram decretar greve, em assembleia da categoria realizada na terça-feira (8). De acordo com o deputado estadual Soldado Prisco (PSC), que conduz o movimento, a mobilização deflagrada, chamada de “segurança por segurança”, conta com a adesão de 10 mil policiais que votaram em unanimidade pela greve.
“Vocês que estão nos quartéis, fiquem nos quartéis, pois não tem segurança para você na rua”, declarou Prisco em vídeo compartilhado nas redes sociais. O deputado estadual conclamou os policiais a aderirem ao movimento e permanecerem na sede da Associação Desportiva e Cultural da Coelba (Adelba).
A categoria reivindica melhorias do Planserv (Plano de Saúde dos Servidores), reforma do estatuto, reajuste do auxílio alimentação, um novo plano de carreira, entre outros pontos.
Na última semana, o comandante-geral da PM, Anselmo Brandão, negou o movimento. Sobre a possibilidade de greve por parte da PM-BA, Brandão amenizou e disse que “não somos irresponsáveis para parar uma cidade por causa de pauta que sequer a gente analisa”, ao se referir os pleitos.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) também negou o movimento.