Na noite desta terça-feria (6), as discussões sobre ciência, tecnologia e inovação ganharam centralidade com a realização da Plenária Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) por plataforma virtual. Houve um debate robusto e inclusivo em torno dos temas que serão abordados na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre em junho próximo. Mais de 650 pessoas participaram entre filiados, militantes e quadros dirigentes do partido. O engajamento refletiu o interesse crescente no diálogo sobre ciência, tecnologia e educação no país.

A plenária final da Conferência será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, com o mote “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. A última conferência da área ocorreu em maio de 2010, 14 anos atrás. Ao longo da plenária, houve a preocupação em incentivar a participação ativa dos presentes nos eventos preparatórios que devem ocorrer nos próximos meses.

A plenária contou com a participação da presidenta nacional do PCdoB e ministra do MCTI, Luciana Santos e palestras de lideranças na área, como o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes; o diretor científico do CNPq, Olival Freire; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; e a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI e integrante da Comissão Organizadora e Ponto Focal da Conferência, Elisangela Lizardo.

A programação da plenária envolveu o debate sobre o papel da 5ª Conferência no contexto do governo Lula; uma apresentação das realizações do MCTI neste primeiro ano de gestão; os principais eixos em debate na Conferência, informes e serviços sobre a organização do evento, entre outros temas. Contou com a participação de filiadas (os), militantes e dirigentes do PCdoB na área.

Desde novembro de 2023 estão ocorrendo encontros temáticos, conferências livres e plenárias em diversos estados e municípios do país para debater os temas da conferência, analisar os resultados dos pontos estratégicos da Ciência e Tecnologia de 2016-2023 e recomendar ideias para a elaboração de um novo plano da área de 2024 a 2030, e apresentar esses pontos na 5ª Conferência.

Leia também:

5ª Conferência Nacional de CT&I já começou. Saiba como participar na sua localidade

Ministra Luciana Santos destaca importância estratégica da 5ª Conferência Nacional de CTI, em junho

MCTI destaca recorde de investimentos e convoca engajamento para a 5ª Conferência Nacional

Cronograma

Elisangela Lizardo, assessora especial de participação e diversidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), compartilhou detalhes sobre a organização da 5ª Conferência. Ela mostrou como entidades e organizações podem participar organizando sua própria conferência temática ou livre. Muitas já estão ocorrendo e podem incorporar ampla participação militante.

A assessora especial ressaltou a estrutura organizativa que visa acolher propostas de todos os setores da sociedade. Ela apresentou os objetivos da conferência, destacando sua peculiaridade como um processo de escuta e acolhimento de propostas para a inauguração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2030.

“Os objetivos dessa conferência são analisar os programas e os planos de ciência, tecnologia e inovação do período 2016-2023 e, sobretudo, propor recomendações para a inauguração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem por período de 2024 e 2030”, pontuou.

Por fim, a gestora enfatizou a importância da participação ativa de todos os interessados no processo, encorajando a colaboração e o engajamento de cada cidadão e instituição interessada. Ela detalhou o cronograma abrangente, incluindo as datas das conferências estaduais em todo o país, bem como as conferências regionais que ocorrerão em abril. Além disso, ela destacou a importância das conferências livres, que oferecem uma plataforma flexível para que várias instituições da sociedade civil possam propor e organizar eventos que abordem uma ampla gama de tópicos relevantes.

Compromisso com o êxito

A ministra Luciana Santos destacou a importância estratégica da 5ª Conferência e relembrou os desafios enfrentados nos últimos anos. Luciana, que é também presidente do PCdoB, enfatizou o papel fundamental da plenária do Partido, como um passo para compreender a dimensão do que está em jogo no contexto da reconstrução nacional. Luciana ressaltou que esta é uma agenda há muito reivindicada pela comunidade científica e pelas entidades do setor.

“Não podemos ignorar os últimos 14 anos desde a última conferência. E um período marcado por um governo negacionista que promoveu um verdadeiro ataque à ciência nacional”, destacou. Ela lembrou os tempos sombrios em que o governo Bolsonaro desqualificou as universidades, negou a vacinação em plena pandemia e cortou drasticamente os recursos para a ciência e tecnologia.

“A pauta da conferência é muito cara ao nosso Partido, guarda profunda identidade com o programa do PCdoB. Estamos no centro do furacão daquilo que impulsiona um novo momento, uma nova perspectiva do projeto nacional de desenvolvimento”, afirmou.

Luciana Santos enfatizou também a importância de enfrentar os grandes desafios nacionais, especialmente em um contexto geopolítico marcado por rivalidades e crises globais. Ela ressaltou a necessidade de investir em áreas como combate às mudanças climáticas, transformação digital, saúde e biotecnologia, e superação das desigualdades.

Luciana defende a necessidade de o Brasil se aproximar de um projeto de inclusão que o coloque entre as nações mais dinâmicas da economia mundial, visando uma mão de obra qualificada e a inserção em setores de alto valor agregado. “Nós não temos o direito de ficar para trás. Somos líderes em diversas áreas, como na indústria aérea e na matriz energética, mas precisamos expandir nossa liderança em outras economias dinâmicas”, declarou.

Luciana destacou a importância da nova política industrial, organizada em torno de seis grandes missões, que visam impulsionar o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país e reiterou o compromisso do governo Lula com o progresso do Brasil, convocando os participantes a se engajarem na 5ª Conferência.

O secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, ressaltou a importância estratégica da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e destacou a atuação histórica do PCdoB nesse setor.. Segundo ele, a conferência representa uma oportunidade única para debater e propor estratégias que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Ele convocou todo o coletivo partidário, simpatizantes e amigos a participarem ativamente desse processo, que representa uma oportunidade única de projetar as ideias e lideranças do Partido no cenário nacional.

Documentos para download

5ª CNCTI