A ministra Luciana Santos participou do encerramento da conferência em Pernambuco

Durante a Plenária Nacional do PCdoB, Elisangela Lizardo, assessora especial de participação e diversidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), compartilhou detalhes sobre a organização da aguardada 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ela mostrou como entidades e organizações podem participar organizando sua própria conferência temática ou livre. Muitas já estão ocorrendo e podem incorporar ampla participação militante.

Com um grande histórico em participação social e um profundo compromisso com a diversidade, Elisangela destacou a importância deste evento, que ocorre após 14 anos desde sua última edição, em 2010. Sob o clima de um novo governo, marcado pela volta do presidente Lula e o resgate da democracia participativa, a conferência se apresenta como uma oportunidade ímpar para discutir os rumos da política nacional de ciência, tecnologia e inovação.

A assessora especial ressaltou a estrutura organizativa da conferência, que visa acolher propostas de todos os setores da sociedade. Ela apresentou os objetivos da conferência, destacando sua peculiaridade como um processo de escuta e acolhimento de propostas para a inauguração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2030.

Leia também: Plenária do PCdoB mobiliza militância para 5a. Conferência Nacional de CT&I
Ministra Luciana Santos destaca importância estratégica da 5ª Conferência Nacional de CTI, em junho
MCTI destaca recorde de investimentos e convoca engajamento para a 5ª Conferência Nacional

“Os objetivos dessa conferência então são analisar os programas e os planos de ciência, tecnologia e inovação do período 2016-2023 e, sobretudo, propor recomendações para a inauguração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem por período de 2024 e 2030”, pontuou.

Documentos para download

5ª CNCTI

Identidade Visual da V Conferência de CT&I

Documento de Referencia Conferências Livres

Documento Referência das Reuniões Temáticas

Documento Referência Conferências Estaduais, Municipais e Distrital

Documento de Referência  Conferências Regionais

Elisangela detalhou a diversa composição da comissão organizadora, que conta com a participação de diversas instituições da comunidade científica, movimentos sociais, setores industrial e empresarial, além de representantes do poder legislativo e judiciário, entre outros. Essa diversidade reflete o compromisso do MCTI em garantir a representatividade e a pluralidade de ideias no processo de formulação das políticas de CT&I.

Além disso, ela apresentou o organograma de governança da conferência, destacando a ministra Luciana Santos como coordenadora geral, e o ex-ministro Sérgio Rezende como secretário-geral da comissão de organização. Através de subcomissões e um conselho consultivo composto por renomados especialistas da área, a conferência busca garantir a eficiência e a qualidade na condução dos debates.

A conferência, conforme explicado por ela, é estruturada em diversas etapas e modalidades, incluindo conferências estaduais, municipais e distrital, conferências regionais, reuniões temáticas e conferências livres. Essas diferentes modalidades buscam envolver a sociedade em todo o processo, desde o nível local até o nacional, permitindo que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas na elaboração das políticas públicas.

Por fim, a gestora enfatizou a importância da participação ativa de todos os interessados no processo, encorajando a colaboração e o engajamento de cada cidadão e instituição interessada em contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

“A conferência não apenas representa uma oportunidade única de diálogo sobre políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, mas também reflete um compromisso renovado com a democracia participativa e a valorização da escuta ativa da sociedade”, enfatizou Elisangela.

Estrutura e organização

Elisangela esboçou a estrutura organizacional, destacando as etapas cruciais que antecedem o evento principal, bem como as diversas modalidades de participação disponíveis para os interessados, como as conferências estaduais, municipais e distritais, até as reuniões temáticas e as novas conferências livres.

Cronograma e engajamento nacional

Elisangela detalhou o cronograma abrangente, incluindo as datas das conferências estaduais em todo o país, bem como as conferências regionais que ocorrerão em abril. Além disso, ela destacou a importância das conferências livres, que oferecem uma plataforma flexível para que várias instituições da sociedade civil possam propor e organizar eventos que abordem uma ampla gama de tópicos relevantes.

Veja cronograma de conferências temáticas abaixo:

“Estamos empenhados em garantir que a conferência seja verdadeiramente inclusiva e representativa de toda a diversidade do nosso país. É por isso que encorajamos todos a participar ativamente das diferentes etapas e modalidades desta conferência histórica”, ressaltou Elisangela.

Veja abaixo o cronograma de algumas conferências livres já agendadas:

Uma Oportunidade para Todos

Elisangela concluiu sua apresentação enfatizando que a conferência representa não apenas uma oportunidade de diálogo e colaboração, mas também um convite para que todos os interessados contribuam para moldar o futuro da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

“Independentemente de sua área de atuação ou afiliação institucional, todos são bem-vindos a participar e contribuir com suas ideias e perspectivas únicas. Juntos, podemos construir um futuro mais justo, sustentável e desenvolvido para todos os brasileiros”, afirmou Elisangela.

Com a apresentação detalhada de Elisangela Lizardo, a expectativa em torno da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação só aumenta, prometendo ser um marco na história do país e um espaço fundamental para a construção de um futuro mais justo, sustentável e desenvolvido.

Por Cezar Xavier