A Petrobrás anunciou nesta terça-feira, 14, a desativação da sua subsidiária de fertilizantes no Paraná, a Araucária Nitrogenados (ANSA).

No processo, chamado de hibernação da fábrica, quando a planta permanece fechada em condições que garantam segurança operacional e ambiental até sua venda ou outra destinação, 396 funcionários serão imediatamente desligados. O fechamento da fábrica também atinge cerca de 600 empregos indiretos na região de Araucária.

Para o diretor do Sindiquímica-PR, Santiago da Silva Santos, o fechamento da unidade é uma verdadeiro tragédia não apenas para os trabalhadores desligados, mas também para a região.

“A Araucária Nitrogenados faz parte da cadeia responsável pela soberania do nosso país. Ela desenvolve regionalmente nossa economia, gera emprego e arrecadação de impostos, tanto para Araucária quanto para o Paraná”, diz Santiago.

Há mais de dois anos a Petrobrás iniciou o desinvestimento na fábrica e a tentativa de venda da fábrica, que chegou a avançar com a companhia russa Acron Group, mas não houve efetivação do negócio. Com isso a Petrobrás dá continuidade à sua atual política de desmonte e saída de mais um segmento, o de fertilizantes.

No ano passado, a Petrobrás arrendou fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia, onde os funcionários foram realocados pela Petrobrás. No Paraná, no entanto, segundo o diretor do sindicato Caio Rocha, “o cenário para os empregados é diferente, e não deve ocorrer o reaproveitamento dos trabalhadores”.

A empresa informou que os funcionários desligados receberão, além das verbas rescisórias legais, um pacote adicional de indenização proporcional à remuneração e ao tempo de serviço e manutenção de alguns benefícios por até 24 meses.