Pedro Gorki (PCdoB-RN) toma posse como vereador na Câmara Municipal de Natal

O mais novo vereador de Natal, Rio Grande do Norte, Pedro Gorki (PCdoB) tomou posse na Câmara Municipal na última sexta-feira (9). O estudante de 20 anos é agora o mais jovem vereador da atual legislatura e assume o mandato no lugar da vereadora Júlia Arruda, também do PCdoB, que foi nomeada titular da secretaria estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o novo parlamentar se solidarizou com as vítimas da Covid-19, defendeu as vacinas, o apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a alegria de poder servir ao município na condição de legislador.

“É um momento de muita felicidade estar mais uma vez servindo ao povo da minha cidade. Depois dos movimentos estudantis, chego agora à Câmara com a expectativa de trazer a bandeira da luta dos estudantes, dos jovens, do povo, da periferia, das minorias, da educação”

Pedro Gorki com os pais, também do PCdoB, João Oliveira e Carla Tatiane – Foto: Facebook/Pedro Gorki

Pedro Gorki é estudante de pedagogia da UFRN, pesquisador na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia – Paulo Freire, tesoureiro da União Estadual dos Estudantes, dirigente da União da Juventude Socialista e militante da Unegro – União de Negros e Negras pela Igualdade.

Pedro nasceu no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, e é morador do bairro Cidade da Esperança. Filho de militantes do PCdoB, Pedro sempre participou luta sindical e estudantil. Ele começou sua militância no Movimento Estudantil em 2013, em meio às mobilizações contra o aumento da tarifa de ônibus em Natal e em defesa do passe livre para os estudantes.

Nas eleições de 2020, o estudante disputou sua primeira eleição municipal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ocupando a primeira suplência do partido.

Assista na íntegra o discurso de posse de Pedro Gorki:

 

Atuante

Foto: Facebook/Pedro Gorki

Em seu primeiro ato enquanto vereador de Natal, Pedro Gorki, assinou o pedido de abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os gastos da Prefeitura de Natal no combate à pandemia.

Em suas redes sociais, Pedro disse que “com os graves indícios de má gestão do orçamento público e a suspeita de superfaturamento na compra de ventiladores pulmonares, se faz necessário que a Câmara Municipal de Natal seja enérgica na sua função de fiscalizar o Poder Executivo.”

Pedro assinalou ainda que irá buscar reunir as assinaturas necessárias. “Seremos pedra no sapato de qualquer um que faça mau uso do dinheiro público”, afirmou o novo vereador.

Leia também: PCdoB-RN: Júlia Arruda assume secretaria e Pedro Gorki vaga na Câmara

__
Com informações de agências