Júlia Arruda e Pedro Gorki

Lideranças do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) assumem novos cargos a partir desta segunda-feira (6) no Rio Grande do Norte. A vereadora Júlia Arruda (PCdoB-RN), foi convidada pela governadora Fátima Bezerra (PT) para tomar posse como secretaria estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, enquanto quem assume a vaga deixada pela vereadora na Câmara municipal de Natal é o jovem militante do PCdoB, Pedro Gorki.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (5) e contou com a presença do vice-governador do RN, Antenor Roberto (PCdoB).

Em suas redes sociais, Júlia Arruda agradeceu o convite. “Estou iniciando um dos capítulos mais desafiadores e estimulantes da minha vida pública. Uma missão cercada de responsabilidade e um reconhecimento pela nossa atuação política e parlamentar. Minha gratidão em especial ao vice-governador Antenor e ao PCdoB pela indicação e confiança. E que venham os novos desafios. Estamos prontas!”, escreveu.

O vice-governador Antenor Roberto, Eveline Guerra, agora ex-secretária da Semjidh, a governadora Fátima Bezerra e a vereadora Júlia Arruda – Foto: Raiane Miranda

O vice-governador, Antenor Roberto, também se manifestou em suas redes onde agradeceu a governadora, Fátima Bezerra, pela confiança mais uma vez depositada no PCdoB e à Eveline Guerra por toda sua dedicação à frente da pasta. “Agradeço também o gesto da vereadora, Julia Arruda, que vem do exercício do seu quarto mandato para assumir o desafio de uma secretaria com perfil da Semjidh, que é a pasta meio das articulações políticas com os movimentos sociais.”, finalizou.

Júlia Arruda é publicitária e exercia seu quarto mandato na Câmara de Natal. Em 2012 ela foi a primeira mulher reeleita vereadora para a Câmara Municipal e também a primeira a assumir, embora temporariamente, o cargo de presidente da casa.

Quem assume em seu lugar na Câmara é o jovem Pedro Gorki, de apenas 20 anos. Uma liderança do movimento estudantil que ganhou projeção nacional ao ser eleito em 2017, com apenas 16 anos, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Ele ficou como suplente nas eleições de 2020.

Pedro agradeceu a confiança popular e disse que o empenho da militância foi fundamental para essa conquista. “Nosso mandato buscará encarnar as urgentes demandas da população natalense, especialmente dos que vivem na periferia. Lutaremos pelo povo, com o povo e para o povo, na construção de uma Natal do tamanho dos nossos sonhos”, escreveu Gorki em suas redes sociais.

“Desejo muito êxito nos trabalhos, camarada Júlia, e agradeço por toda dedicação nesse último período, camarada Eveline, em nome de quem saúdo todo o PCdoB.”, afirmou Pedro.
Pedro Gorki é estudante de pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também é pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), coordenador do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, presidente da União da Juventude Socialista de Natal (UJS-Natal) e dirigente nacional UJS.

__
Barbara Luzan, com informações de agências