Ação do distrital Tijuca com Jandira Feghali, pré-candidata à deputado federal; e Dani Balbi, pré-candidata a deputada estadual

O Rio de Janeiro é o terceiro maior colégio eleitoral do país e costuma ser decisivo no pleito presidencial.

As últimas pesquisas realizadas no Estado apontam a vantagem de Lula sobre o atual presidente tanto no primeiro quanto no segundo turno nas eleições de outubro. A pesquisa mais recente divulgada no Estado foi realizada pelo IPEC, instituto criado por ex-diretores do IBOPE, e mostra números positivos para o campo político de Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula lidera com 15 pontos de vantagem

Segundo o IPEC, o candidato da Federação Brasil Esperança à Presidência da República aparece na pesquisa estimulada com 46% das intenções de voto no Estado, enquanto Bolsonaro tem a preferência de 31% do eleitorado fluminense. Ciro Gomes permanece estagnado com apenas 4%.

Os pesquisadores do IPEC ouviram presencialmente 1.008 pessoas no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 22 de maio. De acordo com o instituto, o grau de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro de 3%.

PCdoB defende união contra Bolsonaro

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro reforçou – através da Resolução Política da última reunião de seu Comitê Estadual – que não medirá esforços para derrotar Bolsonaro e Cláudio Castro nas eleições deste ano:

“O ano de 2022 avança rumo a uma grande batalha de classes que decidirá o destino da Nação e de toda a população brasileira: as eleições gerais de outubro. A população fluminense, sob a conjunção dos governos Bolsonaro e Cláudio Castro, enfrenta o empobrecimento e a piora das condições de sobrevivência e persiste em luta por vida digna, emprego, justiça, paz e direitos. Os comunistas do Estado do Rio estão organizados em todas as regiões fluminenses, com a força rejuvenescida após as comemorações do centenário do PCdoB e diante do desafio de reabrir os caminhos para um Brasil democrático, soberano e desenvolvido e um Rio de Janeiro novamente generoso com seu povo e protagonista dos destinos nacionais. (…) Lutaremos com a força da esperança para unir a sociedade brasileira em defesa da Democracia e eleger Luís Inácio Lula da Silva novamente presidente do Brasil! Venceremos o projeto de atraso e violência sustentado pelo atual governo do Estado e somaremos forças para eleger Marcelo Freixo governador do Rio de Janeiro”, diz a Resolução Política.

Marcelo Freixo em empate técnico com Cláudio Castro

A pesquisa IPEC revelou que a corrida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro está bastante acirrada e que Marcelo Freixo segue com condições reais de vencer a eleição e derrotar o candidato de Bolsonaro.

Segundo o levantamento, o atual Governador atinge 18% das intenções de voto, mas Marcelo Freixo vem logo em seguida com 17%. Outros nomes progressistas também aparecem com uma porcentagem consistente, o que reforça a visão do PCdoB/RJ que sublinha a necessidade de ampliar o diálogo para a formação de uma frente ampla contra o bolsonarismo no Estado.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) chega a 8%, o comunista Eduardo Serra (PCB) a 6%, o socialista Cyro Garcia (PSTU) a 5%, e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz (PSD), a 2%. Os votos nulos ou brancos somam 25%.

Eleição para o Senado pode ser decidida pela popularidade de Lula

Um dos dados mais relevantes da pesquisa IPEC é sobre a corrida por uma vaga no Senado Federal. Os números podem ser drasticamente alterados com a associação da figura de Lula ao candidato do PT, André Ceciliano, que atualmente preside a ALERJ.

De acordo com um dos cenários analisados no estudo, Romário (PL), que aparece à frente com 29%, é seguido por Cabo Daciolo (PDT) com 10%, Alessandro Molon com 8%, Daniel Silveira (PTB) também com 8%, André Ceciliano (PT) com 6%, e Luciana Boiteux (PSOL) com 4%. Brancos e nulos somam 24%.

Entretanto, quando o instituto associa Lula a André Ceciliano, o pré-candidato petista ao Senado Federal salta para 40% das intenções de voto, assumindo a liderança. Romário, ao ser atrelado a Jair Bolsonaro, também cresce, mas alcança apenas 34%.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vem ressaltando a importância da unidade do campo popular e progressista também na eleição para o Senado, chamando a atenção para a necessidade de unir forças para derrotar o campo político de Bolsonaro elegendo um senador progressista em 2022. De acordo com a última Resolução Política do PCdoB/RJ:

“Para o senado, o PCdoB insiste na importância de fortalecer a unidade do campo democrático em torno de uma única candidatura para derrotar o bolsonarismo no Estado. O partido deve, ainda, posicionar-se no sentido de ocupar espaço na chapa majoritária”.

Projeto eleitoral do PCdoB/RJRJ

O PCdoB/RJ tem um projeto eleitoral focado na ampliação de sua bancada na Câmara. O Partido definiu como prioridade a reeleição de Jandira Feghali e a eleição da deputada estadual Enfermeira Rejane também para o parlamento federal.

Leia mais: PCdoB lança Plataforma emergencial de reconstrução nacional

Candidatas à Câmara Federal

Jandira Feghali, historicamente, tem votações bastante expressivas e possui um eleitorado muito fiel no Rio de Janeiro. Em 2018, a deputada federal comunista conquistou 71.646 votos, o que representou 1,01% do eleitorado fluminense naquele pleito.

A deputada estadual Enfermeira Rejane vem crescendo politicamente a cada nova disputa e conseguiu ampliar de forma consistente a sua votação nas últimas eleições. Em 2018, a parlamentar do PCdoB obteve 33.003 votos (0,43%) e a expectativa é aumentar significativamente esse número, o que pode garantir a segunda cadeira do PCdoB/RJ na Câmara Federal.

Disputa para Assembleia Legislativa

O PCdoB/RJ também tem fortes pretensões na disputa pelas vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). O Partido Comunista do Brasil terá duas candidaturas prioritárias na eleição para o parlamento estadual: Dani Balbi e Leonardo Giordano.

A professora, roteirista e presidenta estadual da Fundação Maurício Grabois, Dani Balbi, é uma importante liderança comunista que vem ampliando cada vez mais a sua relevância na política do Rio de Janeiro, reunindo apoios de peso e ganhando a admiração de diversos setores do eleitorado fluminense.

O vereador e ex-secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, tem um eleitorado bastante consolidado e, também, vem expandindo o seu espaço e a sua atuação de forma significativa. A partir da experiência em seus mandatos na Câmara Municipal e de uma atuação vitoriosa à frente da pasta da Cultura na importante cidade de Niterói, Leonardo Giordano se firma como uma das principais apostas dos comunistas na disputa estadual.

PCdoB trabalha para eleger dois federais e dois estaduais

O foco do projeto eleitoral do PCdoB/RJ fica bastante claro na última Resolução Política do Comitê Estadual do Partido, que afirma que:

“Em um cenário de federação, nossa estratégia será de concentração. O projeto do PCdoB no RJ será lançar um número de candidaturas que contribua para a chapa, mas que garanta duas lideranças na Câmara Federal, sendo que a prioridade se traduz na elaboração a seguir, nesta ordem: 1) Reeleger a deputada federal Jandira Feghali; 2) Eleger a Enfermeira Rejane de Almeida deputada federal; 3) Para a Assembleia Legislativa, eleger Dani Balbi e Leonardo Giordano”.

O presidente estadual do Partido Comunista do Brasil, João Batista Lemos, vem ressaltando a importância das eleições de 2022 para o futuro do Brasil, do Rio de Janeiro e do próprio PCdoB:

“Temos que combinar a vitória de Lula na disputa presidencial e de Freixo aqui no Rio de Janeiro, mas também é preciso fortalecer os comunistas nesse processo, é necessário a gente fortalecer a pré-candidatura de Jandira Feghali, prioridade número 1 do nosso projeto eleitoral. Foi muito importante a contribuição de Jandira em seu atual mandato, protagonizando a luta em defesa da democracia, da soberania nacional e da cultura popular (…). Temos que garantir a reeleição de Jandira Feghali, mas também é muito importante lutar pela eleição da nossa Enfermeira, a deputada estadual Rejane Almeida, para a Câmara Federal, um objetivo tangível. Rejane tem feito um belo trabalho na Saúde e na Enfermagem, não temos dúvidas que ela também reuniu condições para ser eleita deputada federal. Nesse sentido, ainda é importante combinar com as campanhas para a ALERJ. Leonardi Giordano é um importante pré-candidato, um quadro de Niterói (…) que tem feito um belo trabalho de forma muito concreta na Câmara Municipal, na Secretaria das Culturas, e vai fazer também um ótimo trabalho como deputado estadual. Nossa outra pré-candidatura é da Dani Balbi, que entra na Academia, na luta antirracista, na defesa da diversidade contra qualquer discriminação à população LGBTQIA+, e está ganhando corações e mentes em importantes setores da sociedade fluminense”, salientou o líder dos comunistas no Rio de Janeiro.

Confira o vídeo do presidente estadual do PCdoB/RJ sobre as eleições de 2022:

__
Por Bruno Ferrari