O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou entre os dias 8 e 9 de julho de 2019 , em Brasília-DF, o Seminário Nacional sobre os Desafios atuais da Estruturação Partidária. O evento contou com a participação da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos que fez a abertura do evento destacando o tema “O novo ciclo político no Brasil e o papel do PCdoB”.

O encontro teve quatro mesas de debate e quatro painéis com informes e contou com a presença de nossos parlamentares: Jandira Feghali (RJ) e Márcio Jerry (MA).

A mesa “Os desafios da Ação Política e da Estruturação Partidária diante da construção do Projeto Eleitoral 2020 / 2022” teve a participação do vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, da secretária de Ação Institucional Nádia Campeão e Márcio Cabreira, membro da Comissão Política Nacional (CPN).

A mesa que debateu a “Comunicação nas redes sociais e na internet em geral” teve a participação dos secretários de Comunicação, Adalberto Monteiro e de Mídia, Altamiro Borges e foi coordenado pela presidenta da Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Mielli

O debate sobre o crescimento da extrema-direita e da necessidade de crescer na resistência foi coordenado pela ex-senadora e membro da Comissão Política Nacional, Vanessa Grazziotin e teve como expositor o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo. A mesa teve a participação dos secretários do PCdoB, da Juventude, André Tokarski, Sindical, Nivaldo Santana e da Mulher, Angela Albino, além de Jorge Venâncio, membro da CPN.

O seminário contou ainda com o debate sobre autofinanciamento, tendo como expositor o secretário nacional de Administração e Finanças, Ricardo Alemão Abreu, tendo como coordenadora do debate, a ex-deputada Jô Moraes. Foram debatedores, Ronald Freitas, secretário de Assuntos Jurídicos, Miguel Manso, membro da CPN e Eron Bezerra, presidente do PCdoB-AM.

O fechamento do Seminário foi coordenado pelo vice-presidente Walter Sorentino, pelo secretário nacional de Organização, Fábio Tokarksi, secretária nacional de Planejamento, Neide Freitas e Carlos Augusto (Patinhas), coordenador do Departamento de Quadros do PCdoB.

O objetivo do encontro foi promover a atualização das linhas de estruturação partidária diante do novo ciclo político hegemonizado pela extrema-direita e de um conjunto de fenômenos que interferem na dinâmica da militância partidária, tal como a emergência das redes sociais que moldam as formas de relações e consciência social”, aponta o chamado distribuído aos dirigentes partidários.

Clique aqui e leia o informe de Renato Rabelo

Clique aqui e veja o resumo das exposições