PCdoB-PA se despede de Jorge Farias, presidente do C.M de Ananindeua
Como advogado atuou de forma militante nos casos dos assassinatos de João Canuto de Oliveira, Paulo Fonteles, Expedito Ribeiro de Souza e de tantos outros. Foi incansável na luta por justiça aos crimes contra os trabalhadores, defensor dos direitos humanos e da vida.
Assumiu a Delegacia Regional do Trabalho no Pará, sucedendo a deputada Socorro Gomes. Deu prosseguimento ao combate ao trabalho escravo e foi intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores. No Governo Ana Júlia foi Coordenador de Igualdade Racial, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Na Ordem dos Advogados do Brasil atuou nas Comissões de Direitos Humanos e na Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direitos Quilombola, da qual era presidente. Foi dirigente da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) no Pará e membro de sua direção nacional.
Atuou politicamente sempre no PCdoB, seu Partido, era dirigente estadual e Presidente Municipal em Ananindeua. Foi candidato a deputado estadual e a prefeito em Ananindeua.
Por onde passou, Jorge Farias foi exemplo. Homem simples do povo, de uma generosidade que não cabia no seu grande coração, a gentileza em pessoa. Mas incansável na luta, incapaz de ver uma injustiça e não reagir com a firmeza dos justos.
O exemplo de Jorge Lopes de Farias ficará semeado na luta dos trabalhadores, na luta por justiça, pelos direitos humanos e pela vida. Jorge travou o bom combate, lutou a luta dos justos. Que o exemplo de seu coração generoso seja conforto para seus familiares, para sua esposa e para os filhos.
A nós que ficamos, que convivemos com Jorge Farias, fica o compromisso de a cada dia de nossas vidas lutar mais, fazer de seu exemplo fermento da luta e da vida.
Segue em paz Jorge Farias!
Seguiremos sua luta!
Jorge Farias, presente!
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará também emitiu Nota de Pesar. Leia a seguir:
Nota de Pesar da OAB/PA pelo falecimento do Advogado Jorge Lopes de Farias
É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, comunica o falecimento do advogado Jorge Farias, de 67 anos, presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direito dos Quilombolas, ocorrido neste sábado (10). O velório será realizado no plenário Aldebaro Klautau, sede da seccional paraense.
Totalmente engajado na defesa dos interesses do movimento negro, questões agrárias e direitos humanos, Jorge Farias era formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, bem como pós-graduado em Direito Tributário e Direito Agrário.
Por vários anos, Jorge Farias contribuiu com a política institucional da OAB-PA, onde exerceu ainda o cargo de secretário-geral adjunto. Desde 1985, cumpriu sua missão profissional com dedicação e responsabilidade. Ele deixa esposa e dois filhos. O sepultamento será realizado no cemitério Max Domini, em Marituba, Região Metropolitana de Belém.
Neste momento de dor e imensa consternação, o presidente da OAB no Pará , Alberto Campos, em nome do Conselho Seccional e de todos os advogados paraenses, expressa condolências aos familiares e amigos do advogado. É uma perda inestimável à veneranda Ordem às vésperas da principal data no calendário da instituição: Dia do Advogado.
JORGE LOPES DE FARIAS integrava a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil do Conselho Federal da OAB.