O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reunido no último sábado (15) decidiu, entre outros temas, sobre a realização do seu 15º Congresso Nacional – espaço máximo de deliberação partidária – no próximo semestre. Para mobilizar a militância, a direção nacional divulga a resolução que trata da Campanha Nacional de Atualização de dados no PCdoB Digital.

De acordo com a secretária nacional de Planejamento do Partido e coordenadora do PCdoB Digital, Neide Freitas, o objetivo dessa resolução é mobilizar o partido, seus dirigentes, filiados e filiadas e militantes para que possam atualizar os seus dados no PCdoB Digital neste processo de preparação para o Congresso.

“É muito importante que todos façam essa atualização, pois é fundamental que tenhamos todos os dados dos nossos dirigentes, filiados e militantes atualizados para que a gente possa utilizar todas as ferramentas disponíveis no PCdoB Digital”.

Entre as várias funcionalidades do PCdoB Digital, existe o módulo de envio de mensagem que facilita a divulgação de informações segmentadas, facilitando a comunicação interna; o acesso as ferramentas de contribuição financeira; o módulo de deliberação – espaço de votações nas instâncias municipais, estaduais e nacional.

Sobre o “módulo de deliberação”, a secretária esclarece que é “uma ferramenta nova que será disponibilizada para o Congresso, ou seja, todas as votações que acontecerem nas conferências, sejam municipais e estatuais e na plenária final do Congresso, serão realizadas através deste módulo de deliberação, tanto nas votações abertas quanto as secretas que elegem a nossa nova direção, esclarece.

Porém, destaca a dirigente, “para que o módulo funcione, é preciso que os dados sejam atualizados, sem os dados atualizados, essas ferramentas não funcionam em sua plenitude. Por isso, é que vamos tentar conscientizar os nossos quadros da importância que é fazer o recadastramento”, afirma a coordenadora do PCdoB Digital.

Forma simples

Para fazer o recadastramento basta acessar o Portal PCdoB, clicar na aba superior no ícone Sou filiado ou através do aplicativo do PCdoB Digital (disponível no Play Store; Apple Store) e atualizar as informações na ficha cadastral.

Neide explica que é muito simples e com acesso rápido, basta entrar em uma das ferramentas , colocar o número do CPF, marcar a forma que quer receber o código de verificação, acessar o sistema e atualizar os dados.

A secretária ressalta ainda que quanto mais informações o filiado ou a filiada disponibilizar neste cadastro, “mais a gente vai conseguir mobilizar nossa militância de forma segmentada”. Para isso, diz ela, “é necessário conscientizar da importância do recadastramento e mobilizar todos neste processo de Congresso”.

Segundo o documento, “a atualização dos dados garantirá eficiência das ferramentas disponíveis para o processo de congresso, impulsionará nossa capacidade de comunicação com nossos filiados e militantes”. Além disso, destaca a resolução, o número de atualizações de militantes realizadas neste ano de 2021 poderá ser um critério para definir o número de delegados e delegadas que cada estado terá representado no Congresso.

Confira abaixo a íntegra ou publicada em Documentos:

Resolução 2021 – CC/PCdoB

Campanha Nacional Atualização de dados no PCdoB Digital

Considerando que está em curso a preparação do 15º Congresso do PCdoB; que o PCdoB Digital é elemento importante do nosso processo de mobilização partidária; que também é através do PCdoB Digital que os dirigentes, militantes e filiados acessam as ferramentas de contribuição através do SINCOM Digital e o módulo de deliberação que estará disponível para as votações nas instancias municipais, estaduais e nacional.

O Comitê Central decide, desde já, iniciar campanha para atualização dos dados de dirigentes, militantes e filiados no PCdoB Digital. A atualização dos dados garantirá eficiência das ferramentas disponíveis para o processo de congresso, impulsionará nossa capacidade de comunicação com nossos filiados e militantes e ainda poderá ser considerada como critério para definição do número de delegados(as) por estado a Plenária Final do 15º Congresso.

Lançaremos campanha nacional convidando os dirigentes, filiados e militantes para atualizar seus dados na plataforma, que está cada dia mais simples e segura, acessando https://pcdobdigital.org.br/autenticacao/  através computador ou de telefone celular e através do aplicativo do PCdoB Digital, disponível nas lojas https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.pcdob e https://apps.apple.com/br/app/pcdob-digital/id1229327682 .

O Comitê Central convoca os Comitês Estaduais e Municipais a desenvolverem esforços para ampla adesão dos dirigentes, militantes e filiados.

Viva o centenário do PCdoB.

Comitê Central do PCdoB, 15 de maio de 2021.

Confira no link documentos, as resoluções aprovadas na reunião do CC.