É preciso envolver filiados, amigos e apoiadores do partido e dos pré-candidatos. Foto: reprodução

O atual momento partidário, marcado pelo período de pré-campanha e pela proximidade das convenções, é especialmente importante para impulsionar a mobilização militante desde a base visando tanto as eleições deste ano quanto o fortalecimento do PCdoB e da esquerda diante da luta contra o governo Bolsonaro e dos desafios de 2022. A direção nacional do PCdoB tem investido numa série de ações com este foco e buscando desdobrá-las nos âmbitos estadual e municipal.

O secretário nacional de Organização, Fábio Tokarski em artigo recente destacou: “Nas condições atuais, cada reunião de uma base partidária é oportunidade para alargar as relações da pré-campanha; é hora de promover com espírito amplo e confiante a apresentação de nosso projeto eleitoral e nosso posicionamento em defesa da vida, do emprego, das pequenas e médias empresas e o combate ao desgoverno que se encontra o Brasil”.

Na avaliação do dirigente, os comitês estaduais e de capitais se mobilizaram bastante no último período, mas “é preciso que este movimento se espraie para os demais comitês para além das capitais e cidades grandes. E essa mobilização precisa ter como fio condutor uma visão mais expandida que englobe instrumentos como o PCdoB Digital e envolva filiados, amigos e apoiadores do partido e dos pré-candidatos”.

Mobilização pelas bases

Para Neide Freitas, secretária de Planejamento do PCdoB e coordenadora do PCdoB Digital, “mobilizar o partido é a chave da vitória e este é o nosso papel neste momento. Desde o início da pandemia, o Partido conseguiu manter as direções mobilizadas, o que foi fundamental. Para isso, ativamos salas virtuais e mantivemos o acompanhamento funcionando junto aos estados”.

Neide avalia que o desafio agora é, como colocou o secretário de Organização, estender essa mobilização para além dos comitês estaduais e das capitais e ampliar para médias e pequenas cidades. “Precisamos fazer um esforço de instituir esse acompanhamento nos estados para fazer com que essa mobilização alcance cada base e o conjunto dos militantes”.

“Atualmente possuímos 430.000 filiados no banco de dados do Partido, estes filiados precisam ser processualmente incorporados na militância e na vida partidária, todos devem ser convidados para serem protagonistas neste momento, chamados a construir e mobilizar sua base de atuação. Neste quesito, a comunicação partidária e o engajamento da militância, filiados e amigos possuem caráter estratégico para o PCdoB. O uso de ferramentas de comunicação, como as disponibilizadas pelo PCdoB Digital, é crucial para dar consequência na vida orgânica do Partido e no período eleitoral de campanha”, diz Neide.

Outro ponto importante destacado pela dirigente é a meta de engajar ao menos 50% dos filiados até 2022. “Não estamos medindo esforços para que o filiado participe, de fato, da vida partidária. Não queremos que seja algo burocrático”, diz.

Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, coordenador do Departamento Nacional de Quadros do PCdoB, destaca que esse trabalho mais articulado contribuiu para o avanço do Partido. “Temos de aproveitar o processo de convenção até 16 de setembro e a campanha para mobilizar e envolver não só a estrutura, mas a base. Vamos usar os grupos de WhatsApp para ir criando esse clima de envolvimento de nosso corpo em torno do partido”. Patinhas aponta que os “comitês devem criar núcleos de apoio em áreas de influência, entrar com mais força nas redes sociais e não deixar de levar em conta que a campanha de rua também vai existir” ainda que com limitações devido à pandemia e levando em consideração  a necessidade de haver toda segurança sanitária possível.

Impulsione a democracia

Oswaldo Napoleão, coordenador da ação nacional de arrecadação pela Secretaria de Administração e Finanças do PCdoB, enfatiza que “é fundamental mantermos o Sistema Nacional de Contribuição Militante (SINCOM) em funcionamento”. As contribuições são importantes para pagar as atividades ordinárias do Partido, como aluguéis e salários.

O dirigente destaca também o lançamento da ação nacional de arrecadação “Impulsione a Democracia”, com doações a serem feitas pelo doe.pcdob.org.br. Neste momento, “os recursos arrecadados servirão para impulsionar a democracia pelas redes sociais”. A doação será destinada para aplicação dos recursos nas páginas dos comitês municipais nas redes sociais.

Já na segunda fase da ação, com a campanha eleitoral aberta, explica, “vamos manter a página e os recursos poderão ser encaminhados para os candidatos. É um estímulo para que todos os nossos candidatos, todos os nossos comitês, desenvolvam uma ação no sentido de levantar dinheiro para fazer a campanha porque os recursos do fundo eleitoral são insuficientes para sustentar todas as nossas candidaturas. Temos de ir atrás de pedir apoio político e social de nossos amigos e simpatizantes, pedir voto e recursos materiais para poder fazer a campanha”.

“O espírito da campanha é mostrar que eleger os candidatos e candidatas do PCdoB contribui diretamente com a luta pela democracia, para que o Brasil seja um país livre, onde todos possam opinar e ter seus direitos representados”, conclui Oswaldo.

Por Priscila Lobregatte