Conferência PCdoB Goiás. Fotos: Carlos Mendes

A Conferência Estadual do PCdoB de Goiás, além de eleger nova direção no estado, reposicionou a legenda no tabuleiro político goiano ao confirmar um ousado projeto eleitoral para 2024, com o lançamento de pré-candidatura à prefeitura da capital e a meta de reconquistar cadeiras no parlamento das principais cidades de Goiás. O encontro contou com a participação do secretário nacional Institucional do PCdoB, Márcio Cabreira.

O evento, realizado neste sábado, (21), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás também teve como destaque, a eleição de uma nova direção estadual “com forte marca da unidade e que reúne os principais quadros políticos do campo progressista do estado”, afirmou o presidente do PCdoB Goiás, Honório Ângelo da Rocha. que foi reconduzido para o cargo.

“O PCdoB goiano sai dessa conferência ainda mais fortalecido, mais consciente e apto aos desafios que se avizinham para as eleições do ano que vem e os desafios para o revigoramento partidário, considerou o presidente do PCdoB-GO, Honório Rocha.

Recebida com grande entusiasmo pelos participantes da Conferência, para cumprir o desafio de candidatar à prefeitura de Goiânia, foi aprovado o nome do engenheiro e professor da UFG, Fábio Tokarski. A vasta experiência de Fábio, acumulada em mais de 40 anos de vida pública, como vereador, secretário municipal de Goiânia, deputado estadual e participação no ministério da Fazenda, o condiciona como a melhor opção para governar Goiânia”, completou Honório.

Leia também: PCdoB Goiânia realiza conferência marcada por unidade e coesão

Fábio Tokarski é secretário nacional de Finanças do PCdoB, foi deputado estadual de Goiás e vereador de Goiânia, além de presidir o partido há anos no estado.

Além deste desafio, a direção aprovou ainda a possibilidade de retomar as cadeiras das câmaras de vereadores, na capital e nos municípios mais estratégicos do estado. A perspectiva é de ter várias candidaturas competitivas às câmaras municipais.

O projeto eleitoral goiano indica que a convenção da Federação Brasil da Esperança, (PT, PCdoB e PV), marcada para julho de 2024 terá como meta, retomar as 25 cadeiras que o PCdoB de Goiás já teve em todo o estado. Para tanto, Honório destacou também o nome da ex-deputada Isaura Lemos como pré-candidata à Câmara Municipal de Goiânia. Pelo seu histórico político eleitoral, sendo, deputada estadual por cinco mandatos e uma liderança do movimento de luta por moradia. Dessa forma, Isaura tem todas as condições de reconquistar a cadeira que os comunistas historicamente têm ocupado na Câmara.

Retorno de lideranças expressivas para a direção do PCdoB Goiás

A Conferência do PCdoB goiano foi marcada pelo retorno de grandes lideranças políticas e do povo para a direção da legenda partidária no estado.

Dirigentes do Comitê Central, como o deputado federal Constituinte, presidente da ADJC, Aldo Arantes; o jornalista e poeta, secretário nacional de Formação do PCdoB e diretor da Fundação Mauricio Grabois, Adalberto Monteiro; o secretário nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, André Tokarski e a ex-presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, todos dirigentes nacionais que compõem também, agora, a direção partidária no estado.

Eles se juntam, as já dirigentes locais, professora doutora, militante do movimento feminista em Goiás e no Brasil, Lucia Rincon, ex-presidenta da UBM e ex-deputada Isaura Lemos.

Nova direção do PCdoB Goiás eleita na Conferência realizada dia 21 de outubro de 2023.

Ainda passam a compor a direção outros quadros de grande experiência política e administrativa, como as camaradas ex-deputada, Denise Carvalho, secretária do MCTI que foi candidata ao Senado em 2022; a professora da PUC-GO, Edwiges Carvalho, a professora aposentada da UFG, Iara Barreto; o ex-vice-presidente nacional da Comissão Nacional de Anistia do ministério da Justiça, Egmar José de Oliveira; o ex-secretário municipal de Goiânia, Luiz Carlos Orro; o ex-secretário de Esporte de Aparecida de Goiânia, Nei Silvio; professora Edsaura Maria, doutora do IPTESP/UFG, militante área da saúde e Carlos Augusto, que tem atuação na Cultura goiana. 

Dessa forma, o PCdoB goiano elegeu 63 membros para sua nova direção, são lideranças políticas e de frentes com atuação destacada no movimento sindical, de juventude, de luta pela emancipação das mulheres, dos movimentos negro, LGBTQIA+, popular, de luta por moradia, da saúde, cultural, advogados, professores, entre outros.

A conferência reconduziu Honório Ângelo da Rocha para a presidência estadual do PCdoB, tendo Isaura Lemos como secretaria estadual de Organização e Jordeni Assis (Toquinho), como secretário estadual de Finanças e Administração. Confira abaixo, o documento completo com os dirigentes eleitos para o biênio 2023-2025:

Encontro histórico de ex-presidentes

Ex-presidentes do PCdoB Goiás, da direita para a esquerda, o atual, Honório Rocha, Isaura Lemos, Luiz Carlos Orro, Aldo Arantes, Marcão, Adalberto Monteiro, Euler Ivo e Fábio Tokarski.

O presidente estadual destacou ainda o fato histórico da Conferência que foi a presença de todos os ex-presidentes do PCdoB, os quais, desde o período da ditatura militar até os dias atuais lutam por um Brasil democrático, com ideias de liberdade, justiça e igualdade, soberania da Nação e mais direitos para o povo trabalhador.  

Galeria de Fotos: