A Conferência Municipal do PCdoB Goiânia, realizada no último sábado (30), no Auditório do Sint-Ifesgo, no Setor Universitário, teve como pauta a deliberação dos projetos apresentados e debatidos nos organizações de base que se reuniram neste processo de conferências que indica uma nova fase de estruturação partidária da legenda na capital.

Na ocasião, foi eleita a direção municipal para o biênio 2023/2025 composta por 31 membros, com aprovação de 100% das propostas de documentos apresentados pelo Comitê cessante. Aprovada a proposta de 40 delegadas e delegados para a Conferência Estadual, marcada para acontecer no dia 21 de outubro próximo. Além da resolução política municipal e a proposta de construção partidária para a próxima gestão.

Em sua primeira reunião, imediatamente após a Conferência, a nova direção elegeu o professor e sindicalista Railton Nascimento como presidente do PCdoB Goiânia, além de Dila Resende como Secretária de Organização e Sérgio Gonçalves como Secretário de Finanças. Conforme norma aprovada, os demais nomes que irão compor a Comissão Executiva, Comissão Política Municipal e as demais secretarias executivas serão debatidas e eleitos na próxima reunião do pleno municipal.

O novo presidente municipal do PCdoB Goiânia, Railton Nascimento (ao microfone abaixo), descreveu que a conferência foi “marcada pela democracia partidária, ativa participação de quadros e militantes no debate realizado e forte unidade e coesão em torno de suas decisões”, afirmou.

Projeto para 2024

Após amplo debate, a conferência aprovou, por unanimidade, o pré-projeto eleitoral proposto para o PCdoB da capital goiana, cujo objetivo será de lutar para recuperar a cadeira que o PCdoB, que durante décadas, ocupou na Câmara Municipal de Goiânia. “Nessa empreitada, valorosos camaradas se apresentaram como pré-candidatos/as a vereador/a”, comemorou o presidente estadual do PCdoB, Honório Rocha.

Presidente do PCdoB Goiás, Honório Rocha fala na conferência municipal.

Foram apresentados nomes para compor as indicações da Conferência para candidaturas proporcionais do próximo ano, como da ex-deputada estadual, Isaura Lemos, que até 2018 ocupou vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), além do nome do enfermeiro e sindicalista, Adalberto Meira, de MC Baiano, liderança popular da cultura, Fábio Basílio, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, Zé Coveiro, servidor público e liderança popular.

Isaura Lemos com Railton Nascimento, novo presidente eleito.

Disputa à prefeitura

Grande destaque da Conferência Municipal foi a aprovação da pré-candidatura do PCdoB para a prefeitura de Goiânia. O nome aprovado por unanimidade para representar o partido neste desafio foi o do professor de engenharia Fábio Tokarski, integrante do OB dos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro da direção nacional do PCdoB, secretário nacional de Finanças. Fábio foi vereador de Goiânia por três mandatos e também deputado estadual (2003/2007) mais votado da coligação na época. Fábio é graduado em Engenharia Civil pela UFG e professor assistente da mesma instituição.

“Um nome com todas as condições de levar as ideias e propostas do PCdoB para o debate eleitoral em alto nível”, considerou Honório.

O nome do professor Fábio Tokarski foi apresentado e aprovado como indicação para a pré-candidatura à prefeitura de Goiânia.

“O projeto eleitoral do PCdoB de 2024 começa a ser debatido e é bom saber que teremos um programa vigoroso para Goiânia e que apresentaremos a nossa Federação (PT-PCdoB-PV) nomes competitivos para a disputa do ano que vem”, pontuou a ex-deputada estadual do PCdoB, Denise Carvalho, completando que “o nome de Fábio Tokarski despontou com grande simpatia da militância e aceitação unânime do plenário”.

 A ex-deputada estadual Denise Carvalho é chefe da Assessoria do MCTI para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

Segundo Denise, os diálogos com a Federação, com aliados e com a sociedade em geral se aprofundarão daqui para frente. “A busca pela unidade dos democratas e progressistas de nossa cidade é fundamental para desenvolvermos um projeto de sustentabilidade, com desenvolvimento socioeconômico apoiado na justiça social e na distribuição da riqueza. Temos muito o que debater com nosso povo para construirmos juntos uma cidade mais humana, inclusiva, harmônica e com oportunidades e qualidade de vida para todos e todas”, proferiu.

“Saímos da Conferência convictos que retomaremos o lugar político que o PCdoB sempre ocupou na capital”, afirmou o novo presidente do PCdoB, Railton Nascimento.

Confira as imagens de Carlos Mendes:

Confira abaixo o balanço do comitê municipal aprovado na Conferência de Goiânia: