Inácio de Carvalho, dirigente do PCdoB-CE e da direção nacional

O PCdoB-CE emitiu nota de solidariedade pela violência política sofrida pelo membro da Executiva Estadual do Partido, Inácio de Carvalho, que também é secretário nacional adjunto de Comunicação do Partido. O episódio de violência política marcou o ato de campanha da candidata à prefeitura de Sobral, Izolda Cela (PSB), realizado neste sábado (14). Durante o evento, o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), foi agredido por opositores. Inácio Carvalho, militante político, também foi atacado ao tentar defender Veveu dos agressores.

O incidente ocorreu no Centro de Sobral e foi amplamente registrado em vídeos que circulam nas redes sociais. Nas imagens, Veveu Arruda é derrubado ao chão após sofrer uma rasteira de um dos agressores, e Inácio Carvalho, ao intervir para proteger o ex-prefeito, foi atingido com pancadas nas costas, na cabeça e sofreu um corte no supercílio.

A ex-governadora Izolda Cela, esposa de Veveu e ex-secretária Executiva do Ministério da Educação, não estava próxima durante o ataque.

Além das agressões físicas, militantes relataram que fogos de artifício foram lançados contra os participantes do ato, atingindo uma mulher que estava no local. Nas imagens divulgadas, é possível ver um dos envolvidos utilizando um pedaço de madeira para atacar outras pessoas.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a ocorrência e informou que o caso está sendo investigado como violência política. Um dos agressores foi detido, e a Delegacia Regional de Sobral está conduzindo a investigação. A SSPDS também afirmou que foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o incidente.

Leia a íntegra da NOTA DE SOLIDARIEDADE:

O PCdoB Ceará vem a público manifestar sua solidariedade irrestrita ao camarada Inácio Carvalho, membro do Comitê Estadual de nosso Partido, ao mesmo tempo em que manifesta também solidariedade a Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral, os dois vítimas de absurda violência física durante ato democrático da candidatura de Izolda Cela, candidata a prefeita de Sobral, na manhã do último sábado (14).

Repudiamos com veemência esse ato covarde que mancha nossa democracia, que nos apavora e nos deixa impactados emocionalmente ao ver nosso camarada sangrando ao defender o irmão Veveu em um momento que deveria ser de festa democrática.

O PCdoB, que perdeu ao longo de seus mais de cem anos de existência, dezenas de militantes e dirigentes em porões e matas escuras da ditadura entende que é preciso uma grande mobilização de solidariedade e denúncia em torno de tais atos de selvageria para assegurar ao nosso país o avanço democrático e não um retrocesso autoritário, a volta a uma página infeliz da nossa história.

Siga firme Inácio Carvalho, camarada que dedicou e dedica toda sua vida a defender e lutar por nosso povo, estendemos nossa mão a seu irmão Veveu e a Izolda Cela, mulher de coragem que temos certeza, com a força do povo de Sobral, inspirada pelos versos de Chico Buarque e com sua conhecida sabedoria, sairá vencedora e todos nós iremos celebrar “ao ver de perto uma cidade a cantar a evolução da liberdade até o dia clarear”.

Partido Comunista do Brasil
Comitê Estadual do Ceará