PCdoB está entre os partidos com melhor desempenho no Face e no Twitter. Foto: reprodução

O Blog Sonar, do O Globo, publicou, nesta terça-feira (18) dados da agência MonitoraBR a respeito do desempenho, nas redes sociais, dos 33 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 1º de abril a 13 de agosto deste ano.

No Facebook, o PCdoB é o segundo mais ativo em número de publicações no período, com 915; é o quarto em número de curtidas, com 596 mil e o quinto entre os que mais geram engajamentos, com 243 mil interações. 

Já no Twitter, o partido é o quinto em número de seguidores, com 260 mil. O levantamento também listou os partidos conforme o acumulado de seguidores e influência em todas as redes, o que chamou de “ativo social”. Neste quesito, o PCdoB fica na quinta colocação, com 950 mil

De acordo com Gustavo Alves, editor de Redes Sociais do PCdoB, o estudo “mostra que há hoje, entre os militantes e dirigentes, a disposição de fazer a luta de ideias também nas redes sociais”.

“A internet e os meios digitais de comunicação podem e são utilizados para alcançar milhões de pessoas. Nosso partido sempre entendeu a importância estratégica deste campo de atuação, e agora essa atuação está avançando também nas redes sociais”, explicou. “Não temos ilusões com relação às empresas que concentram as principais plataformas, que são motivadas principalmente pelo lucro, mas não desconsideramos as possibilidades de debate trazidas por elas”.

Na avaliação de Gustavo, o partido “tem alcançado um bom resultado nas redes por conta de uma conjunção de fatores: primeiro, a disposição de nossa militância em enfrentar as hordas da extrema-direita em todas as plataformas e também pela clareza da direção do partido de que mais do que nunca é preciso combater a desinformação e a manipulação que essa extrema-direita empreende em todo o planeta para fraudar as democracias”.

Comunicação como prioridade

A comunicação e o uso das redes sociais tem sido uma pauta permanente nos debates do partido. A secretaria nacional de Comunicação do PCdoB realizou no último sábado (15), um encontro virtual com a presença de cerca de 300 quadros de todo o Brasil com a finalidade de debater o sistema de Comunicação e o embate das eleições deste ano.

Só com o tema de redes sociais, o PCdoB realizou, no último ano, oficinas presencias e virtuais em todas as regiões do país. Foram 72 encontros que contaram com a participação de 3.400 militantes, dirigentes e pré-candidatos. “Temos um público potencial de milhares de militantes e devemos tentar alcançá-los em sua plenitude”, destaca o coordenador de Redes do PCdoB.

Por Priscila Lobregatte

 

Para ler a íntegra do levantamento, clique aqui

 

Leia também: 

PCdoB reúne 300 pessoas em debate virtual sobre Comunicação

Encontro do PCdoB debate enfrentamento às fake news

Luciana: Derrotar Bolsonaro e batalhar pela vitória eleitoral do PCdoB