O PCdoB no Espírito Santo realizou uma das maiores conferências estaduais de sua História no último sábado (23), tanto pela quantidade de militantes envolvidos quanto pelo alto nível e amplitude política que marcaram todo o processo. Desde outubro, mais de 500 militantes, de todas as regiões do estado, se mobilizaram em torno das conferências municipais. Eles elegeram 109 delegados e delegadas, que participaram da etapa estadual.

O deputado federal Renildo Calheiros (PE) colaborou na conferência com uma análise da conjuntura nacional. Renildo abordou a tática para enfrentar este tempo, considerado extremamente adverso tanto para o partido quanto para o povo. Ele ressaltou, contudo, que há oportunidades  que se apresentam  para o fortalecimento  e crescimento do PCdoB na atual quadro histórico.

Outros camaradas, como o médico e membro do Comitê Central, Nesio Fernandes, e o militante histórico Neio Lúcio Fraga Pereira, foram no mesmo caminho. Nesio avaliou que o partido deve lutar para tornar-se “caudatário de setores democráticos da sociedade que buscam resistir ao avanço fascista”. E Neio destacou que a renovação e ampliação dos quadros do PCdoB é chave para fortalecer o partido nas três frentes de luta: de ideias, no movimento social e na luta institucional, com destaque para as próximas eleições municipais.

O prefeito reeleito de Baixo Guandu e dirigente estadual do PCdoB, Neto Barros, considerado o melhor prefeito capixaba, falou sobre sua gestão e as importantes conquistas de um governo democrático e com compromisso com o povo, suas necessidades e prioridades. Neto Barro se projeta como uma liderança de amplitude estadual e nacional e atua como militante que opera em todas as frentes de luta do Partido. Ele deve ter papel destacado nas próximas eleições, apoiando nossas candidaturas proporcionais e majoritárias, ao mesmo tempo em que já se coloca à disposição do PCdoB para a jornada eleitoral de 2022.

Milene Weck, que foi secretária de mulheres no Comitê Estadual que encerrou seu mandato no dia 23, falou sobre a importância da participação da mulher na política, em todas as frentes de luta onde o Partido está.

A UJS foi representada por Ana Clara Raft, que falou sobre a importância da reorganização da entidade no Espírito Santo e do papel da União da Juventude Socialista na luta em defesa da democracia e no fortalecimento do Partido.

A Conferência Estadual do PCdoB-ES contou também com a participação da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-ES), representada pelo seu presidente Jonas Rodrigues de Paula.

Ao final, o presidente estadual reeleito do Partido, Givaldo Vieira, destacou a importância da contribuição diária de dirigentes e militantes para o fortalecimento e a ampliação da influência do PCdoB. Isto se dá, explicou, em cada local de trabalho, de moradia, de estudos, no movimento social, sindical, enfim, em todos os locais de convivência e militância.

O novo Comitê Estadual eleito é composto por 46 membros, entre antigos e novos militantes.
Homenagem

A Conferência Estadual Ordinária homenageou e teve como patrono o camarada Elio Ramires Garcia, historiador que tem 59 anos no Partido Comunista do Brasil. A militância dele teve início ainda no movimento estudantil e sindical no início da década de 1960, passando por períodos de clandestinidade e resistência contra a ditadura civil-militar, tendo sido preso e torturado sem se render.

Parte da história da militância de Elio Ramires está eternizada no livro “Repressão e direito à resistência: os comunistas na luta contra a ditadura (1964-1985)”, organizado pelo Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois em conjunto com a Comissão da Anistia.