Às vésperas do julgamento do ex-presidente Lula, diversas manifestações em defesa da democracia e pelo direito de Lula concorrer às eleições em outubro se espalham pelo mundo. Pela sua importância, as fundações Maurício Grabois e Perseu Abramo organizaram um ato internacional Diálogos pela Democracia, em Porto Alegre que ocorreu na manhã desta segunda-feira (22). Participaram do evento centenas de militantes do PCdoB e PT, além de lideranças dos movimentos sociais estrangeiros e personalidades internacionais.

Pelo PCdoB fizeram uso da fala, o secretário de Política e Relações Internacionais do Partido, José Reinaldo Carvalho (FOTO ACIMA), o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo, o presidente estadual do PCdoB do Rio Grande do Sul, Raul Carrion.

Em seu pronunciamento, José Reinaldo destacou que a esquerda brasileira através de seus partidos mais representativos – PCdoB e PT – estão unidos na causa comum da defesa da democracia, da unidade, da resistência e da luta. “É preciso resistir as manobras golpistas e intervencionistas do imperialismo estadunidense”, declarou.

Em seu pronunciamento, Renato afirmou que o intuito da cúpula dominante estatal em condenar Lula é inviabilizá-lo politicamente para culminar o golpe e sustentar o seu caminho. “Será a confirmação do estado de exceção encoberto como estado de direito”.

O presidente da Fundação Grabois também explicou que o propósito das forças de esquerda, democráticas, patrióticas e progressistas hoje é a lutar pela participação de Lula no pleito à presidência da República em outubro. “Não é uma questão de proteger Lula e sim salvar a democracia”.

A presidenta eleita Dilma Rousseff também pronunciou no evento e destacou que as eleições deste ano é a chance do Brasil se encontrar consigo mesmo após o golpe parlamentar que a destituiu do poder em 2016. “A eleição de 2018 não pode ter casuísmos, não pode levar a qualquer tentativa de ganho no ‘tapetão’. Porque continuará se reproduzindo essa situação [de instabilidade]”, afirmou Dilma.

“Esse não é um mero ato de solidariedade ao Lula, estamos aqui em defesa dos direitos do povo e da democracia”, esclareceu o presidente do PCdoB-RS, Raul Carrion.

O evento foi transmitido ao vivo.

Saiba mais:

Ao vivo: Apoio internacional à defesa de Lula e da democracia