Renato Rabelo fala para um plenário lotado, em Porto Alegre.

A Frente Internacional Brasileiros no Mundo contra o Golpe e entidades sindicais de vários países se somaram às organizações do Brasil e intensificaram a agenda de atividades em defesa da democracia e do direito do ex-presidente Lula ser candidato nas eleições de outubro.

Dentre as mobilizações internacionalistas em defesa de Lula e da democracia, nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, destacam-se os Diálogos pela Democracia, que ocorrerão em Porto Alegre, com presença do presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo, e do secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), José Reinaldo Carvalho.

Nesta segunda-feira (22), destacam-se os Diálogos pela Democracia, que ocorrerão em Porto Alegre, com presença do A atividade está sendo transmitida ao vivo pela internet e poderá ser acompanhada neste Portal.

ASSISTA AO VIVO:

 PORTUGUÊS

ESPANHOL

Partidos políticos, movimentos sociais estrangeiros e personalidades internacionais participam em Porto Alegre de ampla programa de atividades entre os dias 22 e 24 de janeiro.

Confirmaram presença, até agora, da Argentina o movimento La Cámpora, a Frente Transversal, o Partido Justicialista e as centrais sindicais CGT e CTA (T) e CTA (A); da República Dominicana, o PLD; do Uruguai, a Frente Ampla, o Partido Socialista, o Partido Obrero Revolucionário, o Movimento Participação Popular, cujo líder principal é o ex-presidente Mujica, e a central sindical PIT-CNT; da Venezuela, aguarda-se a presença do Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV); da Alemanha, a Fundação Friedrich Ebert; da Espanha e dos Estados Unidos, as centrais sindicais; de Portugal, o Partido Comunista Português.

Organizações internacionais multipartidárias, como a Conferência dos Partidos Políticos da América Latina (COPPAL) e o Partido da Esquerda Europeia também estarão presentes.

Do Brasil, participarão dos Diálogos Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores, Mônica Valente, secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), José Reinaldo Carvalho, secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique, da diretoria executiva dessa Fundação, e Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois.

No mesmo dia, realiza-se o Ato de Juristas e Intelectuais em Defesa da Democracia. No dia 23, transcorre a Ação Global Anti-Davos, com a realização de um painel sobre a Defesa da Democracia, da Soberania das Nações e dos Direitos dos Trabalhadores. Nos dois eventos, participam personalidades políticas, intelectuais, artísticas e dos movimentos sociais e partidos nacionais e estrangeiros.

Pelo mundo

Em vários países da Europa e também no continente americano, diversos atos estão agendados até o dia 24, data em que o Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), julgará o recurso de Lula contra a condenação descabida e sem provas imposta pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, no caso do tríplex do Guarujá.

No último sábado (13), dia em que inúmeras atividades foram realizadas no Brasil, com a criação de Comitês Populares, aulas públicas e até blocos de carnaval em defesa da democracia e do ex-presidente, também houve atividades em Londres (Inglaterra) e em Berlim (Alemanha). E a partir da próxima semana, novas ações vão acontecer (confira relação no final).

“Entidades sindicais de todos os continentes estão envolvidas nas ações em solidariedade a Lula, procurando apoio de parlamentares, juristas e organizações sociais, além de produzirem documentos que serão enviados a autoridades brasileiras”, informou Antônio Lisboa, secretário de Relações Internacionais da CUT.

Lisboa contou ainda que sindicalistas do Uruguai e da Argentina estão organizando caravanas a Porto Alegre, para participarem da vigília que acontecerá na cidade a partir do dia 23, véspera do julgamento, que está sendo organizada pela CUT, as principais centrais sindicais e os movimentos sociais.

Where is the evidence?

Nos Estados Unidos, os participantes de conferência sobre Direitos Civis e Humanos da AFL-CIO – central sindical do país – também demonstraram sua solidariedade a Lula.

Na atividade, que aconteceu no último final de semana em Houston (Texas), os sindicalistas reservaram um horário para se manifestar contra os ataques infundados ao ex-presidente. Os delegados ao evento empunharam cartazes afirmando #ElectionWithoutLulaIsFraud (Eleição Sem Lula É Fraude), #WhereIsTheEvidence (Cadê a prova?).

Pouco antes, Fred Redmond, vice-presidente da United Steel Workers (sindicato nacional dos metalúrgicos na siderurgia), fez uma contundente defesa de Lula e da democracia e conclamou as demais entidades sindicais do país a intensificarem suas ações em solidariedade ao ex-presidente.

Comitês Populares

Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda e militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

Com informações da Agência PT de Notícias, SRI do PT e SPRI do PCdoB