Começou a programação da 1ª Conferência Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo. Prevista para os dias 4, 5 e 12 de agosto, em Salvador (BA), a Conferência terá como lema “Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, Antirracista e Democrático!”.

Nesta quarta-feira (14), às 19 horas, o PCdoB promove uma Plenária Nacional de Mobilização. Voltada às direções partidárias estaduais e municipais, além da militância e convidados, a atividade será virtual, por videoconferência. É uma espécie de “esquenta” para as etapas preparatórias regionais à Conferência.

Os debates terão como base o Caderno de Teses, lançado no final de maio. O documento lembra a importância de aproveitar o novo contexto político aberto com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022.

Além da “ascensão da luta democrática no Brasil”, o resultado da disputa eleitoral representa, conforme o texto, “um grande avanço para a democracia” e o marco inaugural de “um processo de reconstrução do país e de retomada da agenda de direitos socioeconômicos”.

“É neste novo contexto que o PCdoB pauta a Conferência Nacional de Combate ao Racismo, a partir de uma visão estratégica de elevar ainda mais o antirracismo como parte constituinte e destacada de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, aponta o Caderno de Teses.