A Conferência Estadual de Combate ao Racismo do PCdoB do Ceará aconteceu no último sábado (22), por plataforma virtual com a participação do Secretário Nacional da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, ex-senador Inácio Arruda e do vice-presidente do PCdoB nacional, jornalista Carlos Lopes.

Participaram ainda do encontro, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; a Secretária dos Povos Indígenas, Cacika Irê; do Comitê Municipal de Fortaleza, Ana Lúcia Oliveira; presidente estadual da CTB, Luciano Simplício; a coordenadora estadual da UBM, Francileuda Soares; da secretaria nacional de Quadros do PCdoB, Augusto Patinhas.

O encontro contou com a presença de 70 pessoas, entre eles, toda a direção executiva estadual do PCdoB, além de delegados e delegadas municipais, convidados e convidadas.

Na abertura do evento ocorreu um ato cultural e musical em homenagens à cantora Elza Soares, que faleceu em janeiro de 2022 e a linguista e escritora, Conceição Evaristo, duas mulheres negras, brasileiras e da luta antirracista reconhecidas mundialmente.

A leitura do documento foi apresentada pelo jornalista Carlos Lopes. Alexandro Reis, da Bahia, também representou a direção nacional e fez uma saudação especial ao encontro. Além deles, a mesa de trabalho foi composta pelo presidente estadual do PCdoB-CE, Luis Carlos Paes, a secretária estadual de Organização, Teresinha Braga, a presidenta estadual da UNEGRO, Carol e Taís Matos, da direção da Unegro.

Segundo a Organização estadual, o PCdoB do Ceará mobilizou tem todo o processo de conferências cerca de dez municípios do estado.

Ao final da plenária foram eleitos 24 delegados e delegadas e oito suplentes que representarão o Ceará na etapa nacional que acontecerá dias 4, 5 e 12 de agosto, de forma híbrida, em Salvador (BA).

Com informações da Comunicação do PCdoB Ceará