Olívia, Orlando, Wadson, Cícero, Nany, Germana e Janaina são os pré-candidatos confirmados até agora nas conferências das capitais

No último final de semana (9 e 10 de novembro), sete importantes capitais brasileiras lançaram pré-candidatos e pré-candidatas comunistas que devem disputar as prefeituras nas eleições de 2020. São Paulo, Salvador, Palmas, Vitória, Florianópolis e Maceió realizaram suas conferências e aprovaram os nomes de candidaturas majoritárias e chapas próprias. Esse número pode ser maior, já que até o fim de novembro, ocorrerão ainda conferências em outras capitais.

O movimento é parte da orientação do PCdoB às direções nos estados de lançar candidaturas próprias à prefeita ou a prefeito nas grandes cidades que possam dar visibilidade também à formação de chapas próprias competitivas para as Casas legislativas.

De acordo com a última resolução partidária (18/08/2019), em 2020, “o PCdoB deve almejar resultados superiores aos que foram alcançados em 2016, alargar sua base eleitoral e seu número de eleitos, reeleger os atuais prefeitos e vereadores, projetar milhares de lideranças eleitorais para 2022, e ganhar centenas de mandatos de vereadores para ter sólidos pontos de apoio e atuação, em especial nas grandes e médias cidades e regiões mais populosas do país”.

Para os comunistas, “o desafio é novo e inescapável. “Para potenciar esse esforço, deve-se igualmente apresentar pré-candidaturas a prefeito, notadamente nas capitais, que projetem as lideranças e a legenda PCdoB 65, e impulsionar a construção de chapa própria de vereadores competitiva. Deve-se almejar a vitória majoritária em todos os municípios onde se reúnam condições básicas para isso. O processo das Conferências Municipais de 2019 é o momento magno para definir o projeto e mobilizar todo o Partido em torno dele, já iniciando a pré-campanha dos candidatos e candidatas”, aponta o documento aprovado.

Confira abaixo o perfil de cada um dos pré-candidatos e candidatas lançados até agora:

São Paulo confirma Orlando Silva pré-candidato

O deputado federal Orlando Silva foi aclamado na Conferência Municipal do PCdoB São Paulo como pré-candidato à prefeitura da cidade mais populosa do Brasil. É a primeira vez que o partido se apresenta para administrar a capital paulista. Nádia Campeão foi vice-prefeita na chapa com Fernando Haddad (PT), sendo a segunda mulher a assumir esse cargo.

Nascido em Salvador e adotado por São Paulo, Orlando também é o presidente da sigla no Estado. Começou a trajetória política no movimento estudantil. Entre outros cargos, foi o primeiro presidente negro da União Nacional do Estudantes (UNE).  Também foi Ministro do Esporte no governo Lula; vereador de São Paulo e está em seu segundo mandato como deputado federal.

 

Na capital alagoana, Cícero Filho é pré-candidato do PCdoB

Os comunistas de Maceió, reunidos em sua conferência municipal no último sábado (9), decidiram por lançar o camarada Cícero Filho como pré-candidato à prefeitura da capital alagoana.

Cícero Filho é presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas (Sindojus/AL) e diretor da Federação Nacional dos Oficiais de Justiça (FojebraA). Também é músico, jornalista e apresentador do programa de entrevistas Folha na TV, da TV Maceió.

 

Olívia Santana é a pré-candidata do PCdoB em Salvador

A deputada estadual Olivia Santana foi aprovada como pré-candidata do PCdoB para a prefeitura de Salvador nas eleições de 2020. A Conferência do Comitê Municipal foi realizada no último sábado (9).

“Quando o PCdoB faz essa aposta, em um nome como o meu, não é para eu governar Salvador apenas para a população negra, é porque sabe que sou capaz de assumir o governo da cidade, de unir e integrar o conjunto das inteligências a favor de Salvador”, destacou a pré-candidata, única negra numa cidade com 80% de pessoas negras.

Em Salvador, Olívia foi vereadora e Secretária Municipal de Educação. Também atuou como Secretária de Políticas para as Mulheres e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo da Bahia. Na última eleição para deputada, teve 70% de seus votos concentrados em Salvador, onde foi a terceira mais bem votada. A trajetória política, contudo, é anterior: iniciada no Diretório Acadêmico de Pedagogia da UFBA, ainda na década de 1980, e no movimento negro.

Namy Chequer é o pré-candidato do PCdoB em Vitória, no Espírito Santo

O comunista Namy Chequer foi escolhido na Conferência Municipal do PCdoB de Vitória-ES, realizada no sábado (9), como pré-candidato ao governo da capital capixaba. Namy Chequer argumentou que nenhuma força política conhece mais as necessidades e os desafios da cidade do que os comunistas.

“Desde o restabelecimento das eleições diretas para as prefeituras das capitais, em 1985, foram nove eleições, com prefeitos eleitos e reeleitos. Nós, do PCdoB compusemos alianças vitoriosas em seis delas. Nenhuma outra força política de Vitória detém esta marca. E em mandatos alternados, o nosso partido esteve na Câmara Municipal em gestões de todos os prefeitos eleitos ou reeleitos nestes 40 anos de democracia da cidade”, destacou o pré-candidato comunista que faz parte desta história.

Militante do PCdoB há mais de 40 anos, Namy Chequer foi vereador de Vitória por cinco mandatos, inclusive ocupando a presidência da Casa legislativa municipal. Também é jornalista e historiador, filiado ao Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

Wadson Ribeiro foi escolhido pré-candidato em Belo Horizonte (MG)

O presidente estadual do PCdoB em Minas Gerais, Wadson Ribeiro, foi confirmado pré-candidato à prefeitura da capital, Belo Horizonte. Ele tem dito que sua expectativa é construir propostas que façam Belo Horizonte dar “um novo saldo de qualidade na promoção de políticas públicas, desenvolvimento econômico e na qualidade de vida”.

Wadson foi ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais e titular da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (2017-2018) e deputado federal (2015-2016). A convite de Lula e do ministro do Esporte, Orlando Silva, assumiu, em 2007, a Secretaria-Executiva do Ministério. Foi presidente da UNE e presidente nacional da UJS. É nascido em Juiz de Fora (MG) e formado em Administração Pública.

Em Palmas (TO), a pré-candidata é Germana Pires 

A Conferência Municipal do PCdoB de Palmas aprovou neste domingo (10), a presidenta da sigla no Estado, Germana Pires, como pré-candidata às eleições para a prefeitura.

“Reafirmo nosso projeto de uma Palmas mais humana, democrática, desenvolvida e sustentável”, comentou a agora pré-candidata, que é professora da Universidade Federal do Tocantis e já esteve à frente de várias pastas na capital, como Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Planejamento e Educação.

Em Florianópolis (SC), Janaína Deitos é novamente candidata, agora pelo PCdoB

A advogada Janaína Deitos foi lançada na Conferência Municipal do PCdoB em Florianópolis como pré-candidata à prefeitura da capital de Santa Catarina. No ano de 2012 Janaína também foi candidata à Prefeita de Florianópolis e em 2014 candidata ao Governo de Santa Catarina pelo Partido Pátria Livre (PPL), agora incorporado pelo PCdoB.

Janaína é advogada, especialista em Direito Sanitário pela Fiocruz e foi eleita Diretora para assuntos de Saúde da Confederação das Mulheres do Brasil (2014).

É bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil. Especialista em Gestão Pública do Instituto Federal de Santa Catarina, exerce a Advocacia na Capital Catarinense. Eleita Diretora para assuntos de Saúde da Confederação das Mulheres do Brasil no ano de 2014, eleita Tesoureira no III Congresso da Federação Catarinense de Mulheres em 2014.

Confira como foi cada umas das conferências do PCdoB realizadas nas principais capitais do país.

Pesquisa