Neste sábado (23), o PCdoB de Alagoas realizou sua 20ª Conferência Estadual, intitulada “Conferência Nazareno Cirilo”, em homenagem ao dirigente que faleceu no dia 8 de novembro em decorrência de problemas de saúde.

Iniciada às 9h, a abertura contou com as saudações de Jurandir Boia, representando o PDT, do deputado estadual Sílvio Camelo, representando o PV, além de diversas lideranças, dentre elas os pré-candidatos a prefeito de Maceió, Cícero Filho, e da Barra de São Miguel, Angela Stemler.

Cicero Filho destacou em sua fala, a “honra de representar o PCdoB com uma pré-candidatura em Maceió” e afirmou que “esse é um projeto coletivo para o momento atual que exige muito diálogo sobre os problemas reais do povo” e que irá “trabalhar por soluções concretas para melhorar a vida da população de Maceió”.

Os trabalhos da conferência foram acompanhados pelo presidente do PCdoB de Pernambuco, Marcelino Granja, que fez uma intervenção política sobre a conjuntura atual e a tática do PCdoB e das forças progressistas para enfrentar o governo Bolsonaro. Granja destacou como fundamental nesse momento a formação de uma ampla frente democrática, em defesa da constituição e contra intentos autoritários que caracterizam o projeto representado por Bolsonaro e que “o nosso papel é unir o povo”.

O presidente estadual do PCdoB, Lindinaldo Freitas, analisou a situação política e social de Alagoas, destacando a urgência de trilhar um caminho que associe o desenvolvimento econômico com justiça social: “o atual contexto nacional exige que Alagoas busque alternativas para contrabalancear os efeitos da crise na economia e nas condições de vida da população e o PCdoB de Alagoas está disposto a contribuir ativamente na construção dessas alternativas”.

Lindinaldo fez ainda o balanço do trabalho da direção do partido nos últimos dois anos e destacou a necessidade de impulsionar a ação partidária sob um projeto ousado para Alagoas, com destaque para o lançamento de candidaturas majoritárias e de chapas de vereadores no próximo ano.

O processo da conferência foi lugar de debate sobre os rumos do país, e de reflexão sobre o partido, suas atuações e a vida partidária. O membro do Comitê Central, Sérgio Barroso, fez uma intervenção sobre o trabalho de formação do partido.

Os debates tiveram diversas falas dos presentes que destacaram a necessidade de cuidar mais e melhor do partido. Claudia Petuba, Secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, afirmou que “temos que ser otimistas com o Brasil, com o futuro, para enfrentar as adversidades do momento atual sem perder a perspectiva histórica”.

A conferência aprovou uma resolução política com importantes avaliações dos comunistas e aponta os principais desafios do partido no próximo período. Também foi eleita a nova direção do Comitê Estadual do partido com 31 membros, com mandato para os próximos dois anos.

Projeto ousado para 2020

A 20ª Conferência Estadual do PCdoB de Alagoas foi marcada pelo projeto político e eleitoral ousado para 2020. O partido apresenta candidaturas majoritárias em 8 cidades, dentre elas, a capital. Além da diretiva de construção de chapas próprias para o legislativo, que viabilize eleições vitoriosas de lideranças da sociedade com projetos que dialoguem com os problemas de suas cidades.

Nas conferências municipais de Maceió, Arapiraca, Barra de São Miguel e Pariconha, o PCdoB lançou as pré-candidaturas de Cícero Filho, Saulo Oliveira, Ângela Stemler e Nina Cacique, respectivamente.

Homenagem

A 20ª Conferência Estadual do PCdoB de Alagoas recebeu o nome de “Conferência Nazareno Cirilo” para homenagear a destacada atuação do camarada Nazareno, que integrou a direção estadual no ultimo período.

O Camarada era presidente do Partido na cidade de Rio Largo e faleceu no dia 8 de novembro em decorrência de problemas de saúde.

Em sua memória, a direção estadual do partido prestou-lhe uma delicada homenagem convidando seu irmão para receber, gravado na cerâmica, um trecho do poema de Bertold Brecht, que diz:

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.