Mesmo às voltas com problemas de saúde, o papa Francisco negou que renunciará ao cargo, como fez seu antecessor, o papa emérito Bento 16. Boatos sobre a possível abdicação do pontífice têm circulado no Vaticano nas últimas semanas.

“No momento, não penso em renunciar. Todas essas coincidências fizeram alguns pensar que essa ‘liturgia’ está pronta”, afirmou Francisco nesta segunda-feira (4) à Agência Reuters. “Mas isso (a renúncia) nunca me passou pela cabeça. No momento não, não mesmo.”

Segundo a Reuters, os rumores se devem não apenas à saúda debilitada do papa – mas também às “mudanças em sua agenda” e a uma coincidência: “uma visita marcada para o dia 28 de agosto para a cidade italiana de L’Aquila, local onde o papa Celestino V foi enterrado após renunciar em 1294, também aumentou a especulação. A renúncia ocorreu no dia 29 de agosto daquele ano”.

Ainda assim, segundo Francisco, trata-se de “fofocas da corte”. Uma dessas fofocas sugere que o religioso argentino estaria tratando um câncer, já que uma diverticulite o levou a fazer uma cirurgia no cólon. “A operação foi um grande sucesso”, reagiu o papa. “Se eu tenho (câncer), os médicos não me disseram nada.”

Sobre o fato de se locomover hoje apenas com cadeira de roda e de ter cancelado seguidos compromissos, Francisco atribuiu a uma “pequena fratura” nos ligamentos do joelho, decorrentes de um “passo em falso”. Ele tem feito tratamento a laser. “Estou bem, estou lentamente melhorando”, finalizou.