Em entrevista ao Conversa Afiada Oficial divulgada nesta segunda-feira (11), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que é o pré-candidato do partido para a prefeitura de São Paulo, fala sobre a resistência ao governo de Bolsonaro e projetos políticos para o país.

O parlamentar avalia que o “bolsonarismo é filho legítimo da antipolítica” e tem entre suas características principais, além do discurso violento, servir-se de “nacionalismo fajuto”, baseado na subordinação do Brasil aos EUA.

Orlando defendeu a construção de um projeto de esquerda popular, centrado na luta por emprego, direitos e desenvolvimento.

Na opinião dele, um aprendizado do período em que o país foi governado pelo PT é a necessidade de manter-se na rua: “precisamos ter um pé no governo, outro no parlamento, outro na rua! Temos que combinar luta institucional com luta popular. Precisamos politizar nosso povo”, destacou o parlamentar, explicando que em um sistema político fragmentado como o brasileiro, em que é difícil constituir maiorias, a pressão do povo é fundamental diante dos lobbies do capital.

Assista a entrevista completa no vídeo a seguir: