PCdoB na Festa do Avante 2024 em Portugal | Foto: divulgação

“A vida são dois dias, e a Festa do Avante são três”, é uma frase comum nas camisetas de frequentadores assíduos, que circulam entre as milhares de pessoas que participam deste que é considerado o maior encontro político-cultural de Portugal. De fato, apesar da magnitude da Festa, o ambiente é familiar e acolhedor. “Venha e traga um amigo”, é outro lema da Festa, que reforça essa ideia de um lugar onde se pode chegar, ser bem recebido e estar tranquilo e em segurança.

Neste contexto, a participação do PCdoB já se incorporou como parte da tradição da Festa do Avante!  O espaço do Partido na área internacional do evento é um dos maiores e mais concorridos. Filas de centenas de pessoas se formam nos 3 dias da Festa no espaço do PCdoB.

Seja para tomar a deliciosa caipirinha, degustar uma saborosa feijoada ou um sanduíche de picanha, provar doces como brigadeiro, açaí e picolé de frutas, o stand do PCdoB é ponto de encontro e bate-papo onde, ao som de música brasileira, muitos portugueses e visitantes da Festa de outras partes do mundo chegam para conhecer nossa gastronomia e cultura, mas também para se atualizar sobre as notícias e a situação política do nosso país.

Há mais de uma década é o camarada Beto, mineiro de Contagem e militante comunista, quem junto de sua família e de uma equipe formada por imigrantes brasileiros pilota o “Bar Brasil”, no espaço do PCdoB na Festa do Avante. Beto hoje vive em Portugal, goza de imenso prestígio junto à direção do Partido Comunista Português (PCP) e aos organizadores da Festa, e ostenta com orgulho a bandeira do PCdoB a cada edição do Festival.

Ao lado do Bar Brasil, funciona o stand de divulgação política e teórica do PCdoB, que desde 2018 vem acolhendo o projeto “Caminhos da Revolução- Caravana Brasileira”. Iniciativa que visa ampliar o intercâmbio cultural com os encontros e festivais dos partidos comunistas ao redor do mundo, a Caravana Brasileira chega ao Avante levando camisetas, peças de artesanato, copos ecológicos, livros e publicações teóricas e políticas que encontram enorme receptividade entre o público da Festa do Avante! A cada ano, cresce a difusão cultural do PCdoB no evento, bem como o interesse nos materiais e na opinião política do partido sobre a conjuntura brasileira e internacional.

Este ano o espaço do PCdoB se somou às homenagens pelos 50 anos da Revolução dos Cravos. A exposição fotográfica “25 de Abril, 2024 – A História se Repete como Festa”, idealizada pelo produtor e gestor cultural Alexandre Santini, foi exibida no espaço ao longo da Festa, trazendo imagens registradas em Lisboa durante o dia 25 de abril de 2024. “Trata-se de um registro pessoal e vivo do grande acontecimento que foi o povo português celebrando nas ruas o 25 de abril, 50 anos depois. São imagens que fiz ao longo deste dia, em meio à emoção de estar presenciando um momento histórico”, relata Santini.

Mas a grande novidade da participação brasileira na Festa do Avante em 2024 foi a edição especial do Jornal Vermelho, produzido pelo PCdoB e a Fundação Maurício Grabois, que circulou no Avante e irá ser distribuído também nas Festa do L’Humanité (jornal do Partido Comunista da França) e a Festa do KKE (Partido Comunista da Grécia).

Impresso no formato tabloide e em 3 idiomas (português, francês e inglês), o Jornal Vermelho contém notícias sobre a política brasileira, as posições do partido em defesa da paz e opiniões sobre a conjuntura internacional, um panorama sobre políticas públicas no governo Lula, com destaque para a área de Ciência e Tecnologia, e as duas edições do Festival Vermelho realizadas no Brasil em Niterói (2022) e Salvador (2024).

Além de manter e ampliar o espaço partidário na área internacional da Festa do Avante, a delegação do PCdoB, liderada pelas camaradas Ana Prestes, secretária de Relações Internacionais, e Neide Freitas, secretária de Planejamento, realizaram reuniões Bilaterais com a direção do Partido Comunista Português e da Juventude Comunista Portuguesa, visando aprofundar os laços de cooperação, amizade e ações conjuntas entre as duas organizações.

Ana Prestes participou ainda de dois debates que trataram da conjuntura da América Latina. Ao lado de representantes de diversos países do continente, como Cuba, Colômbia, Peru e Chile, Ana destacou a necessidade de ampliar a unidade entre as forças progressistas do continente latino-americano, em um momento de avanço e de articulação da extrema-direita no mundo.

Veja imagens abaixo.

(BL)