Marianna, Davidson, Nágela, Alice e Daniel conversam sobre o Movimento Comuns, que quer mais cidadãos na política

Tecnologia para superar barreiras e ajudar pessoas comuns a se engajarem na política. Esta é a ideia do Movimento Comuns, criado para mobilizar cidadãos e cidadãs, primeiro pelas redes, depois fora delas, nas ruas e na vida pública.

Com base em cinco valores – Inovação, Direitos Humanos, Democracia, Resistência e Meio Ambiente –, o ‘Comuns’ vai promover capacitação para interessados em “candidaturas coletivas, participativas e comprometidas”.

A iniciativa, que entrou no ar em dezembro, foi o centro de um bate-papo organizado por membros do PCdoB na Bahia por meio de uma transmissão ao vivo, nas redes sociais, nesta quarta-feira (8).

Os convidados – deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida (PCdoB), o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, e a presidenta estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Marianna Dias – defenderam a importância da plataforma.

Na conversa organizada pelos baianos e mediada por Nágila Maria, secretária estadual de Comunicação do PCdoB-BA, o Movimento Comuns foi considerado instrumento de luta contra o bolsonarismo e para o êxito nas eleições municipais deste ano. Assista à transmissão na íntegra:

Mobilização

Já participam do ‘Comuns’ centenas de inscritos, além de parlamentares e lideranças políticas e sociais, militantes e ativistas de lutas democráticas. A iniciativa não se restringirá às redes. Encontros e debates presenciais estão no horizonte do Movimento Comuns já nos primeiros meses de 2020.

“Nós vamos lançar várias novidades. Em fevereiro e março, a ideia é que eu consiga girar o Brasil para encontrar vocês, para que a gente possa conversar”, declarou a ex-parlamentar e candidata a vice-presidência da República em 2018, Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), quando apresentou a plataforma pela primeira vez, em dezembro. Serão as “caravanas” do movimento.

A intenção é fazer novas lives, nas próximas semanas, para intensificar a mobilização. Os interessados de todo o Brasil podem se inscrever pela internet.