Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta sábado (8), faleceu a economista e professora Maria da Conceição Tavares aos 94 anos. Em nota de pesar, o PCdoB presta a sua mais irrestrita solidariedade aos familiares e amigos e ressalta que “sua produção intelectual segue uma referência para o pensamento crítico”:

___________________________________________________________________________

O Partido Comunista do Brasil lamenta a perda de uma das maiores intelectuais de esquerda do nosso país. A economista Maria da Conceição Tavares faleceu neste sábado, 08 de junho, aos 94 anos.

Maria da Conceição Tavares foi uma das principais referência do pensamento desenvolvimentista no país, com passagem pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) entre outros. Foi deputada federal pelo PT-RJ entre 1995 e 1999. Foi professora universitária, e contribuiu para a estruturação do mestrado e doutorado em economia na Universidade de Campinas.

Intelectual e militante, combateu intensamente a ditadura militar no Brasil. Foi presa em 1974, onde passou 48 horas nos porões do DOI-Codi, no Rio. Foi exilada e viveu no Chile, período em que trabalho na Cepal. É autora de vários livros que destacam os desafios para o desenvolvimento nacional, analisando o processo de industrialização no país.

A sua produção intelectual segue uma referência para o pensamento crítico, influenciando a luta pelo desenvolvimento e soberania nacional, em tempos de grande transformação econômica e social.

A direção do PCdoB presta a sua mais irrestrita solidariedade aos familiares e amigos.

Comissão Política Nacional do PCdoB