Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, filiado ao PCdoB, apelou fortemente pela manutenção do distanciamento social, mesmo no Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo (10).

“Distância, nesse Dia das Mães, é um gesto de amor”, afirmou, depois de pedir alguns instantes de silencio em memória das vítimas da covid-19 no estado, que perdeu 157 pessoas, e no país, que contabiliza 9.256 mortes até esta quinta-feira (7), conforme o Ministério da Saúde.

“O Brasil e o Espírito Santo são uma casa em luto”, afirmou, em referência aos versos da Bíblia (Eclisiastes 7) lembrados por ele no início da coletiva de imprensa.

“Não é hora de fazer encontros com amigos e familiares, não é hora do calçadão, não é hora de ter qualquer atitude a não ser ficar em casa e manter o distanciamento social”, afirmou Nésio Fernandes. “Podemos ter decretos e portarias fechando todas as atividades sociais. Mas se as pessoas não entenderem, não colaborarem, isso não vai corresponder à realidade”.

“O distanciamento social não se resume a ter uma atividade econômica fechada ou aberta. É uma atitude individual das pessoas e das famílias”, conclamou. “Um Dia das Mães feliz, diferente, com todos vivos!”, pediu. “Com alto grau de coesão, nós venceremos!”, exclamou.

Fechamento total

Sobre a possibilidade de lockdown (determinação de confinamento total das pessoas e fechamento de todo o comércio, indústria e atividades sociais), Nésio disse que, considerando a preparação da rede de saúde estadual feita pelo governo do Estado desde o final de janeiro, o que vai garantir se o Espírito Santo precisará adotar ou não essa medida extrema é a atitude individual de cada cidadão.

“O que vai garantir se teremos lockdown ou não é a cidadania, a consciência das pessoas, não os decretos do governador ou dos prefeitos”, asseverou.

Entre 65% a 70% da população apoia as medidas tomadas pelo governo do Estado, disse Nésio Fernandes. “Esse fenômeno no Espírito Santo, que surgiu a partir da liderança de Renato Casagrande [governador do PSB], nos protegeu”, afirmou, citando números que mostram o fortalecimento robusto da rede hospitalar capixaba.

Dia 31 de março, o Estado tinha 77 leitos para coronavírus. No dia sete de abril, 199 leitos, no dia 30, 549, e desde o dia seis de maio, 752 leitos, sendo 375 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação média no Espírito Santo é de 64% dos leitos de UTI e 36% na enfermaria.

“Nós não temos problemas com leitos de enfermaria”, afirmou. E na UTI, tem sido possível “acompanhar a evolução da pandemia”.

Cinco hospitais de campanha

“Em audiência com o ministro da Saúde nesta semana, foi reafirmado que o desenho desses hospitais (de campanha) é de enfermaria. Infelizmente, os estados que optaram por eles tiveram que instalar também UTIs. No Espírito Santo, como nós nos antecipamos desde fevereiro e vamos chegar a mais de mil leitos até o final do mês, disponibilizamos quatro ou cinco hospitais de campanha, em hospitais maduros”, explanou.

Nésio ressaltou ainda a qualidade e segurança do atendimento prestado nos hospitais capixabas, em relação a recursos humanos, instalações, medicamentos, equipamentos e logística, segundo ele, muito superior a qualquer hospital de campanha instalado de forma urgente nos estados que precisaram recorrer a esse recurso.

Fila única

Mesmo baixa a letalidade, o fato é que há um aumento gradual do percentual de pacientes confirmados com Covid-19 que chegam a óbito, que ocorre simultaneamente ao avanço da pandemia sobre os bairros mais populares.

“Há neste momento uma expansão grande na periferia e a consolidação da letalidade nos lugares populares. Há um debate nacional pela fila única [unificar leitos privados e públicos para uma fila única no encaminhamento de pacientes de Covid-19]. Eu entendo que essa medida não é necessária no Espírito Santo. Nós conseguimos pactuar com a rede privada a expansão dos leitos, sem comprometer os planos de saúde e garantindo leitos para toda a população”, argumentou.

Maior transparência do Brasil

O secretário lembrou ainda que, nessa quinta-feira (7), o Espírito Santo alcançou a primeira posição no ranking da OKBR sobre transparência em Covid-19. “Optamos no Espírito Santo por ter a máxima transparência e com qualidade dos dados”, ratificou, explicando que o Painel Covid-19 disponibiliza, para a população, os dados que são inseridos pelas unidades de saúde de todo o Estado, com atualização diária por volta das 15h.

Saiba mais:
Nésio Fernandes, exclusivo para Portal PCdoB, sobre a preparação do Espírito Santo contra covid-19: Bolsonaro não se comporta como líder contra covid-19
Orlando Silva: a necessidade de criar fila única nas UTIs no Brasil
Governo Dino é destaque em índice de transparência sobre coronavírus