Nésio Fernandes é secretário estadual de Saúde do Espírito Santo e é médico sanitarista formado em Cuba

O secretário de estado de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, fez duras críticas à decisão do Ministério da Saúde de recontar casos e óbitos por Covid-19. O gestor é um quadro do PCdoB.

“Nós não escondemos nossos mortos, nem falseamos o dados. Choramos e nos solidarizamos às famílias de brasileiros e brasileiras que perderam entes queridos”, declarou o secretário pelas redes sociais. “O Brasil é uma casa em luto”, completou.

O Espírito Santo está entre os estados mais transparentes nos dados sobre a pandemia conforme o Índice de Transparência da Covid-19, elaborado pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR). A organização da sociedade civil sem fins lucrativos atua na implementação e na defesa da transparência dos dados públicos. O estado alcança 98 de 100 pontos do índice, e vem melhorando a pontuação desde abril, quando tinha 93 pontos.

O posicionamento de Nésio acompanhou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) reagiu com indignação a declarações do empresário Carlos Wizard, que estava cotado para ser secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

O empresário afirmou em entrevista ao jornal O Globo, que “o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado”. Ele sugeriu que isto aconteceria porque “gestores públicos” buscavam “orçamento” falseando números. No domingo (7), depois das críticas, Wizard desistiu da posição no governo.

O conselho afirma que “a tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19, não prosperará”. E continua: “Nós e a sociedade brasileira não os esqueceremos e tampouco a tragédia que se abate sobre a nação”.

SAIBA MAIS:
PCdoB entra na Justiça por divulgação de dados da covid-19 no Brasil
Nésio Fernandes: “Neste Dia das Mães, distância é um gesto de amor”
Nésio Fernandes: Bolsonaro não se comporta como líder contra covid-19