O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa do seminário A Nova Economia Liberal, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, afirmou durante a audiência pública para a discussão da reforma da Previdência, na Comissão de Finanças e Tributação, nesta terça feira (04), que suspenderá concursos públicos nos próximos anos para diminuir o “inchaço” da máquina pública, provocados pelos governos anteriores que, segundo ele, contratavam demais e os salários que subiram “ferozmente”.
“40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos 5 anos. Não precisa demitir. Precisa apenas deixar de admitir”, disse o Guedes ao defender a diminuição do aparato estatal.
Em abril o governo enviou ao Congresso Nacional a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias já sem a previsão de concursos públicos, logo após Guedes ter atacado os servidores públicos dizendo que “acabou o empreguismo”.
Assim como Guedes despreza o papel do Estado na economia, de forma que atenda aos interesses da população, também despreza o papel que o funcionalismo público tem para garantia de um estado de bem-estar social. Em maio, na Comissão Especial da Previdência, Guedes afirmou que “o funcionalismo público não é culpado, mas também não é inocente. A função deles é tomar conta das coisas públicas. Como teve desvio, roubalheira? Cadê a turma que tinha que tomar conta disso?”.
Para o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, o ministro mostra profundo desconhecimento sobre a importância do papel que a categoria cumpre no país. “Essa declaração é tão estapafúrdia, tão absurda, que nos autoriza a concluir uma coisa: o ministro sequer sabe o que é servidor público”, disse.
Agora nos resta saber quais interesses esse senhor pretende atender diminuindo a possibilidade de ação do Estado e, por consequência, a possibilidade de fiscalização e atuação em setores importantes do país como a garantia de cumprimento da normas de segurança e medicina do trabalho.