Em agenda no Rio Grande do Sul, a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila, participa da aula pública “Um outro Brasil é possível?”, nesta quinta-feira (21), na Universidade Caxias do Sul (UCS), às 18h45.

Em vídeo ao vivo nas suas redes sociais na manhã desta quarta-feira (20), Manuela destacou que a sua participação em debates nas Universidades pelo Brasil não tem apenas relação com a apresentação das suas propostas de governo, mas também tem o espírito de denunciar o desmonte das Universidades públicas. “Para o Brasil se desenvolver precisamos das nossas Universidades”, frisou.

A pré-candidata do PCdoB relembrou o triste episódio de perseguição ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, que culminou a sua morte.

“A UFSC é um símbolo da nossa luta de resistência aos desmontes das Universidades e a perseguição a produção científica. Cancellier cometeu suicídio depois de uma ação coercitiva”, lamentou.

Manuela d’Ávila enfatizou que não existe forma do Brasil se desenvolver, ou um estado, sem ter a produção científica vinculada com a atividade industrial, que irá gerar empregos com mais qualidade e melhor remuneração.

Exemplo disto, a pré-candidata do PCdoB citou o estado de São Paulo, que mesmo com cortes no orçamento, não diminuiu o investimento nas Universidades estaduais.

“Enquanto o Brasil tem cortes de investimentos nas Universidades públicas e apresentam a ideia das privatizações dessas universidades. O estado mais rico do Brasil, São Paulo, não diminui o orçamento nas suas Universidades. A ciência básica de São Paulo é produzida também nas suas universidades, portanto, não há corte nisso”.

A pré-candidata explicou que a sua participação no debate da UCS será transmitido ao vivo pelas suas redes sociais.

Leia mais: Manuela d’Ávila participa do programa Roda Viva na segunda-feira, 25