Fechando agenda pela Bahia, a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila, participou de uma grande assembleia convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari-CTB, em frente ao Complexo Ford, nesta segunda-feira (11). Na ocasião, a presidenciável saudou os trabalhadores e reforçou o apoio à classe trabalhadora.

Manuela d’Ávila defendeu a necessidade de garantir a revogação da reforma Trabalhista, que retira direitos dos trabalhadores, e impedir o avanço da reforma da Previdência.

A chuva forte não impediu a grande concentração de trabalhadores na assembleia. Participaram do ato outras autoridades, como o vereador por Camaçari, Binho do 2 de Julho, e o deputado federal Daniel Almeida (BA), ambos pelo PCdoB, além do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.

Durante a assembleia, o Sindicato reforçou a realidade de avanços conquistados pelos trabalhadores em Camaçari na base de muito esforço e habilidade nas negociações, diferentemente de outras bases no país, onde montadoras cortaram direitos e demitiram em massa. “Fizemos um balanço positivo, apesar de todas as dificuldades impostas pelo governo federal e o setor automotivo. Mesmo com a crise, conseguimos preservar os empregos, gerar vagas de trabalho e ainda avançar nas questões econômicas, como aumento real, PLR e abono”, explica Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Sindicato é a luta para assegurar e gerar outros tantos postos de trabalho no setor de autopeças, com a criação de um polo do setor em Camaçari. “Estamos acompanhando atentamente a movimentação das empresas de autopeças, para impedir qualquer retrocesso ou demissão em massa”, diz Júlio.

Leia mais:  Na Bahia, Manuela d’Ávila reafirma candidatura: é pra valer