Manuela e a bancada Baiana em Ilhéus-BA

Cumprindo agenda de campanha na Bahia este fim de semana, a pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB, Manuela d’ávila esteve no sábado (9) pela manhã em Itabuna e à tarde participou de encontro em Vitória da Conquista.

Em Itabuna, o evento reuniu mais de mil pessoas. O encontro ocorreu no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna. Na ocasião, a pré-candidata à presidência avaliou a grave situação que passa o Brasil e apresentou seu projeto para o desenvolvimento nacional.

Manuela relatou que sua vinda ao sul da Bahia, acontece em um momento muito difícil para o povo brasileiro. “Vivemos no Brasil uma crise, com que faz, que cada dia mais, a pobreza seja visível aos olhos de cada brasileiro e cada brasileira, se a gente juntar o número de desempregados hoje, que são quase 14 milhões, com os subocupados, nós temos 25 milhões de pessoas, em situação difícil, isso representa 30% da população economicamente ativa no Brasil”, lamentou.

Fotos em Itabuna. Crédito: Núcleo Produções Audio Visual

Para Manuela, o atual cenário de retrocesso no país é consequência de um impeachment, sem crime de responsabilidade, que classificou como golpe. “Isso tinha uma razão de ser, diante de uma crise muito grave que ocorre no mundo, eles tinham um projeto de garantir que, a elite brasileira continuasse ganhando. Enquanto aumenta o desemprego, com o Temer, aumenta o lucro dos bancos. A razão principal do golpe foi instalar um projeto antinacional e não melhorar a vida do povo”, enfatizou. “Nós do PCdoB, estamos no momento de apresentar saídas para crise, porque a eleição para alguns, é um momento de debate com os seus partidos, para nós, é um momento de debate da agenda do povo.

O próximo presidente do Brasil, eu espero que seja a próxima, porque eu espero que seja eu, enfrente os problemas relacionados ao nosso povo. Temos que superar essa crise com um projeto nacional de desenvolvimento, um país livre para seguir o seu caminho, por isso que o nosso manifesto é ‘Liberdade para o Brasil’, que garanta o desenvolvimento e gere emprego”, defendeu Manuela.

O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Davidson Magalhães, definiu que a greve dos caminhoneiros foi a maior demonstração do fracasso do golpe – que trouxe a crise social e o retorno do país ao mapa da fome, acima de tudo o desmantelamento da nação. “Diante desse contexto, entendo que, as eleições presidenciais, que o PCdoB definiu no seu congresso, com o lançamento de Manuela, é dizer o que pensa o partido para a saída da crise e o esforço de buscar a unidade das forças políticas para impedir o retrocesso econômico, político e social do Brasil”, concluiu.

O evento contou com a participação de diversas lideranças do sul e extremo sul do estado, militantes, políticos, entre outros. Estavam presentes também, os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, ambos do PCdoB, o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, além de vereadores, prefeitos e dirigentes partidários da região.

Vitória da Conquista

Na terceira maior cidade da Bahia, a pré-candidata fez um discurso consistente. Em coletiva com a imprensa e em ato na Câmara de Vereadores, não se esquivou de pedidos de selfies e de perguntas sobre temas áridos como machismo, política econômica e prisão do ex-presidente Lula. “Eu sou pré-candidata a presidente porque eu acredito no Brasil, porque nós temos a obrigação de vencer as eleições”, disse.

Ao lado do deputado e presidente do PCdoB no Estado, Davidson Magalhães e do deputado estadual do PCdoB, Fabricio Falcão, na Câmara de Vereadores, Manuela agradeceu a acolhida da população e do diretório municipal do PCdoB, que organizou o evento. “Vocês nos acolhem em nome de um povo que tem uma tradição de luta, uma tradição de resistência, uma tradição de dizer que o Brasil pode ser democrático, pode ser desenvolvido. Essa é Conquista na Bahia eno Brasil. Esse é o povo dessa cidade”, detalhou Manuela.

Eleições

Manuela frisou que as eleições 2018 acontecerão num ambiente de altíssima complexidade. “O que nós estamos discutindo nessa eleição é se nós viveremos num Brasil de 2018 ou se nós voltaremos ao Brasil do século passado”, explicou.

A pré-candidata defende que “não é possível governar para todos, é preciso fazer escolhas. A nossa escolha é 99% daqueles que habitam esse território, esse país fantástico”.

Em seu discurso, lembrou que os condutores do processo que levou à queda da presidente Dilma Rousseff prometiam conduzir o país “a uma ponte para o futuro” que se transformou em pesadelo para os brasileiros. “É o agravamento da crise. O pesadelo é o aumento do número de desempregados e desempregadas, que já soma 14 milhões”, ilustrou.

Segundo Manuela, a ponte para o futuro levou o país a uma situação próxima a de séculos atrás. “Mais de um milhão de lares no Brasil hoje cozinham com álcool e lenha porque não tem dinheiro para pagar o botijão de gás”, lamentou.

Vale São-Franciscano

No domingo (10), a pré-candidata participou de evento em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), duas cidades, de estados diferentes, separadas pelo Rio São Francisco.

Em Juazeiro, Manuela foi recepcionada pelo presidente do PCdoB local, pré-candidato a deputado federal, Isaac Carvalho, que a presenteou com um chapéu e um gibão de couro, parte da vestimenta utilizada pelos vaqueiros do Sertão.

Manuela aproveitou também para reforçar a importância de uma união da esquerda em torno de um projeto de nação. “Precisamos transformar essa eleição num debate de alternativas para superar a crise”, avaliou.

“Nós sempre andamos entrelaçados com o sonho do nosso povo e acreditamos que é preciso reunir o máximo de gente nesse projeto. Precisamos ser muitos, e para isso nós do PCdoB nos esforçamos para que os partidos que defendem esse país estejam conosco. Mas se eles não puderem estar com a gente, nós seguiremos com a nossa aliança quase centenária com o sonho do Brasil desenvolvido”, encorajou a pré-candidata à presidência da República.

Manu em Juazeiro. Foto: Allan Torres

Coletiva de imprensa em Petrolina

Já em Petrolina, o encontro contou com a participação do Prefeito Paulo Bonfim, deputado estadual do PCdoB, Zó, lideranças políticas do norte da Bahia e do Araripe Pernambuco, além de movimento sociais. Manuela foi presenteada com a imagem da Padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas.

Manuela avaliou que o Rio São Francisco deve ser pensando como um “ponto estratégico para garantir a dignidade humana”. Segundo ela, o Brasil deve ser novamente entregue aos brasileiros. “Isto acontecendo podemos pensar em desenvolvimento real e entre estes trabalhar para garantir melhor qualidade do Rio São Francisco”. Ainda de acordo com Manuela Juazeiro é um exemplo no setor de educação pela capacidade transformadora.

Na UFBA

Na manhã desta segunda-feira (11), Manuela participa de mais uma atividade na Bahia, agora na capital Salvador, em debate sobre as saídas para crise na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento faz parte do Ciclo de Palestras com os Presidenciáveis – Brasil um Sonho Intenso: saídas para a crise e a construção de um projeto de País, que ocorre no Auditório da Faculdade de Direito .