Desde às 10 horas da manhã desta sexta-feira (6), milhares de pessoas se aglomeraram em frente a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SBC) com palavras de ordem em solidariedade ao ex-presidente Lula. Várias lideranças de diversos partidos políticos e lideranças de movimentos sociais se revezam para falarem com a multidão.

A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila discursou para milhares de pessoas e reafirmou que a defesa da liberdade do ex-presidente Lula é a defesa da própria democracia.

De cima do carro de som, Manuela frisou: “A luta pela liberdade do Brasil e do nosso povo está aqui. Lula vale a luta porque essa é uma luta pelo Brasil”.

Para a pré-candidata comunista, o mandato de prisão contra o presidente Lula é ilegal.

“A nossa tarefa e responsabilidade é pacificamente, como vocês estão desde o dia de ontem, permanecer em vigília e dizer que não arredamos o pé. Com muita dignidade e convicção todos estamos cumprindo a lei e a Constituição brasileira”, disse Manuela. Antes, no ato discursou o pré-candidato do Psol, Guilherme Boulos.

As parlamentares do PCdoB, Alice Portugal (BA) e Jandira Feghali (RJ) também participam dos atos em São Bernardo do Campo. Alice fez seu pronunciamento às 18h30, com entrada ao vivo pelo Mídia Ninja, assista abaixo:

A vigília de apoio ao ex-presidente é coordenada pelas frentes Brasil Popular e a Povo Sem Medo, representando os principais partidos e movimentos progressistas do país. O tom dos discursos de representantes dos movimentos sociais é que o ex-presidente Lula resista à prisão.

“A decisão tomada pelo juiz Sérgio Moro expressa mais uma etapa do golpe de Estado contra a democracia, as conquistas do povo brasileiro e a soberania de nossa nação” (…) “Prender o histórico líder da classe trabalhadora para impedi-lo de participar do processo eleitoral é o objetivo que mobiliza os setores mais reacionários do sistema de justiça, dos meios monopolistas de comunicação e das elites brasileiras”, diz a nota assinada pelas Frentes.

Todo o ato está sendo transmitido ao vivo pela TVT, assista abaixo:

Matéria atualizada às 18h35 para acréscimo de informações.

PCdoB presta solidariedade ao ex-presidente Lula em São Bernardo