Após determinada a arbitrária ordem de prisão contra o ex-presidente Lula, emitida pelo juiz Sérgio Moro, e autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na tarde desta quinta-feira (5), milhares de pessoas peregrinaram para São Bernardo do Campo (ABC Paulista), para uma vigília em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula recebia apoios de personalidades políticas, artísticas e sociais.

Representando o PCdoB, a pré-candidata do PCdoB à Presidência, deputada Manuela D’ávila, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP) e a vice-líder da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (RJ), dirigentes do PCdoB nacional e local, além de integrantes de entidades da sociedade civil organizada.

“Lula é vítima de sucessivas violências jurídicas. Foi condenado, sem provas, em primeira e segunda instâncias, e ontem a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF), em desrespeito à Constituição, negou-lhe o Habeas Corpus. Sua prisão, uma vez concretizada, fará ressurgir a figura do preso político, típica de regimes arbitrários”, aponta a nota emitida pelo PCdoB.

A hora é de resistência 

Manuela criticou a determinação de prisão e classificou a prisão de Lula de “arbítrio”. Segundo a pré-candidata comunista, a hora é de resistência e de luta pela democracia.

“Nós estamos nas ruas porque Lula vale a luta. E ele vale a luta porque tem a cara do Brasil e nosso país vale a luta. Seguiremos lutando pela democracia e resistiremos ao desmonte do Estado brasileiro”, afirmou Manuela.

Assista ao vídeo com a fala da pré-candidata

Representando a bancada comunista na Câmara, o deputado Orlando Silva (SP), disse que após o julgamento do Supremo havia ficado claro que ainda restava uma série de procedimentos a serem adotados antes que a prisão fosse pedida. “Mas a turma do TRF4 e a primeira instância atropelaram até o Supremo Tribunal Federal. Parece que a anarquia tomou conta do Poder Judiciário. Espero que essa decisão seja revertida, sob pena de ampliarmos a radicalização política do Brasil. É muito grave o que aconteceu”, disse o parlamentar.

A deputada Jandira Feghali reforçou o argumento de ilegalidade no pedido de prisão e reafirmou que a legenda se soma “a esta corrente imensa que está ao lado de Lula e da democracia brasileira”.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos salientou a importância da mobilização dos comunistas “nas ruas e redes sociais, em solidariedade ao ex-presidente Lula, em defesa da democracia, das eleições e da soberania do voto popular”.

PCdoB de São Paulo

O comitê de São Paulo divulgou nota, assinada pelo presidente municipal Wander Geraldo  orientando à militância comunista que participe das atividades de solidariedade ao ex-presidente Lula, tanto na capital Paulista como em São Bernardo do Campo.