A CPI da Covid explicitou diversos crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro, seu governo e apoiadores durante a pandemia. Após a aprovação do relatório final nesta terça-feira (26), a jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila comentou o assunto, ressaltando a necessidade de que as investigações iniciadas na comissão sejam desdobradas e resultem em punição dos culpados.

Manuela declarou que com a aprovação do relatório, “agora, é pressão para que todos os apontados sejam responsabilizados. Os crimes de responsabilidade do presidente mataram milhares de pessoas!”.

Pouco antes, Manuela também comentou a decisão da CPI de pedir punição de Bolsonaro por espalhar fake news associando a vacina contra a Covid-19 ao desenvolvimento de Aids, o que foi desmentido por diversos cientistas. “A irresponsabilidade das falas de Bolsonaro coloca em risco a vida do povo brasileiro”, disse Manuela.

Antes de votar o relatório final, o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL) incluiu o pedido de afastamento de Bolsonaro das redes sociais a fim de frear a disseminação de fake news pelo presidente que prejudicam o combate à pandemia. Além disso, a comissão aprovou pedido para que a declaração mentirosa de Bolsonaro seja incluída no inquérito das fake news, que corre no Supremo Tribunal Federal.

A CPI também decidiu solicitar ao Facebook, Twitter e Google dados cadastrais de Bolsonaro, registros de conexão e cópia de todo conteúdo armazenado nas plataformas.

 

Leia também: Luciana: CPI desmascarou atividade criminosa do governo Bolsonaro

Por Priscila Lobregatte

Com agências