A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, falou, em suas redes sociais nesta terça-feira (26), sobre o relevante trabalho feito pela CPI da Covid, cujo relatório final foi aprovado no mesmo dia. 

Luciana declarou que “com a aprovação do relatório final do senador Renan Calheiros por 7 votos a 4 na CPI da Covid, criou-se uma peça poderosa de desmascaramento da atividade negacionista e criminosa do governo Bolsonaro em relação ao combate da Covid-19 no Brasil. Excelente trabalho dos membros da CPI”. 

Após seis meses de apurações, a CPI terminou pedindo o indiciamento de 78 pessoas — incluindo o presidente e seus três filhos parlamentares, ministros e ex-ministros do atual governo — e duas empresas por crimes cometidos durante a pandemia. Bolsonaro responderá por nove crimes: de epidemia com resultado de morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; charlatanismo; prevaricação; crime contra a humanidade e de responsabilidade. 

Nesta quarta-feira (27), o relatório final será entregue ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem cabe dar encaminhamento às investigações relativas ao presidente, ministros e parlamentares indiciados. O documento também será entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e encaminhado ao Ministério Público dos estados relacionados às investigações. 

Ainda nesta semana, os senadores do chamado G7, grupo predominante da CPI, deverão criar uma frente parlamentar que terá o papel de acompanhar os desdobramentos das apurações feitas pela comissão. Na sequência, o relatório também deverá ser levado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências