A pré-candidata a prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB, Manuela d’Ávila, reforçou a campanha dos estudantes nesta sexta-feira (15) e republicando, nas redes sociais, vídeo em que pede o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este dia 15 de maio foi escolhido pelas entidades estudantis como dia nacional de luta – realizado na internet – pela mudança na data da prova.

O governo Bolsonaro resolveu manter o exame em novembro apesar das medidas de distanciamento social por conta da pandemia de covid-19. Os estudantes argumentam que o cancelamento das aulas por conta do coronavírus amplia a diferença de acesso ao ensino de qualidade entre alunos de escolas públicas e privadas. Quase 200 mil pessoas já assinaram a petição pelo adiamento do Enem.

No legislativo, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) foi a primeira parlamentar a propor um projeto de decreto legislativo para suspender o calendário de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. A intenção é garantir a democratização do acesso ao ensino superior no país e condições iguais para todos os candidatos e candidatas.

A União Nacional de Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram a Justiça para adiar a prova. Apesar do STJ ter indeferido liminarmente o pedido na última quarta-feira (13), o mérito ainda não foi analisado. As entidades afirmam que insistem com ações nesta e noutras instâncias.

Há expectativa de que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se encontre na tarde desta sexta-feira (15) com o presidente Bolsonaro para debater o adiamento da prova. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, responsável pela realização do Enem, afirmou no início da tarde que ainda é cedo para tratar do adiamento do Enem, mas que ele não está descartado.

SAIBA MAIS:
Alice Portugal apresenta projeto por adiamento do Enem
Deputadas do PCdoB demandam adiamento do Enem
Olívia e Manuela defendem adiamento do Enem em transmissão ao vivo