Manuela convida prefeita de Barcelona a debater cidades para mulheres
A pré-candidata a prefeita de Porto Alegre pelo PCdoB, Manuela d’Ávila (RS), está cumprindo agenda nesta quarta-feira (4) em Barcelona, Espanha. Ela passou a manhã e parte da tarde com a prefeita da cidade, Ada Colau, para conversar sobre a experiência de gestão local.
Antes de assumir a prefeitura em 2015, Ada, que está no segundo mandato, era destacada ativista da Plataforma de Afectados pela Hipoteca e foi eleita pela coligação “Barcelona em Comum”, que deu centralidade ao debate público sobre o direito à cidade.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Manuela, acompanhada por Ada, conta que acompanha o trabalho da catalã há anos, e que a inspira nos planos para Porto Alegre.
“Eu a convidei para estar no Congresso do Povo de Porto Alegre, creio que podemos discutir aí cidades melhores para as mulheres”, destacou Manuela, mencionando o movimento do qual faz parte e que está realizando encontros abertos para que os cidadãos incidam sobre a construção de uma plataforma política que melhore a vida na capital gaúcha.
A prefeita de Barcelona afirmou que se alegra em poder participar do debate sobre políticas públicas que melhorem a experiência urbana das mulheres.
Ela diz que também acompanhava a atuação de Manuela, não só por ser agora pré-candidata a prefeita, mas por admirar seu modo de fazer política desde a atuação parlamentar.
“Eu tinha muita vontade de conhecer a Manuela por sua forma de fazer política, por colocar a vida no centro (do fazer político), por colocar as mulheres no centro. E por entender as cidades como um lugar de proximidade e pra vida cotidiana. As cidades têm que ser lugar melhor e mais fácil para todos e todas, com educação, meio ambiente saudável, com mais democracia. Bom, compartilhamos muitíssimo em termos de processo, e me dá muita alegria pensar que logo poderei visitar Porto Alegre contigo”, elogiou a liderança catalã.
Agenda de debates e lançamentos
A agenda de compromissos de Manuela na Europa começou na terça (4), quando esteve em Madrid, com reuniões no Congresso e o lançamento de seu livro, Porque lutamos?
Além da reunião com Colau, Manuela participou em Barcelona de debates sobre a luta contra o fascismo. Nas redes sociais, disse que seu dia na capital da Catalunha foi ‘um aula’.
A pré-candidata a prefeita de Porto Alegre também trataria de fake news e democracia no Parlamento Europeu, em Bruxelas, mas as atividades não essenciais a legislatura foram canceladas como medida de precaução contra o surto do novo Corona Vírus.