Manuela d'Ávila em reunião na capital espanhola

Ex-deputada e pré-candidata a prefeita de Porto Alegre pelo PCdoB, Manuela d’Ávila (RS) está cumprindo agenda nesta terça-feira (3) em Madrid, Espanha. Em reunião com o parlamentar e secretário-geral do Partido Comunista Espanhol (PCE), Enrique Santiago, e outras congressistas do Unidas-Podemos, coligação que reúne diversos partidos da Esquerda espanhola, Manuela tratou da delicada situação política do Brasil de Bolsonaro.

Ao comentar o encontro em suas redes sociais, o secretário-geral do PCE destacou a relevância da aposta em uma frente ampla, como a que o PCdoB vem defendendo: “Tanto no Brasil quanto aqui: construir alianças amplas de forças democráticas e de esquerdas para frear a ultra-direita”, escreveu.

Ainda em Madrid, a agenda de Manuela d’Ávila inclui entrevistas [foto] e o lançamento de seu livro, Por que lutamos?, também nesta terça-feira (3). Na quarta-feira, segue para Barcelona, onde apresenta a publicação e realiza debate.

Parlamento Europeu

Manuela está na Europa a partir de convite do Parlamento Europeu, localizado em Bruxelas, para tratar de fake News e das redes de ódio que se espalham pelo Brasil e pelo mundo, influenciando eleições e desafiando a democracia. A ex-parlamentar passou a se dedicar sobre o tema a partir das eleições de 2018 e a partir da fundação do Instituto E se fosse você? No pleito, Manuela foi um dos principais alvos de ataques destas redes na condição de pré-candidata a presidência e, depois, como candidata a vice-presidenta na chapa de Fernando Haddad (PT).

O evento no Parlamento Europeu, que seria realizado na quinta-feira (5), bem como todas as atividades não indispensáveis à atividade legislativa e parlamentar, foi cancelado em virtude das medidas para contenção do surto do novo coronavírus.