Governador do Maranhão participou do 0º Encontro Nacional de Educação do PCdoB, realizado neste domingo (1º/9), em São Paulo.

Com a participação ativa de 380 militantes de 23 estados, o Encontro apontou que “A conjuntura mudou qualitativamente; dessa forma, as bandeiras de luta do período anterior se esgotaram, não porque perderam a validade, mas porque a correlação de forças atuais nos impedem de continuarmos na fase na qual estávamos colocando em prática políticas públicas de fundamento democrático.”

 Afirma ainda que “A educação se mostrou uma força detonadora da luta de resistência. Isso se explica porque a defesa da educação está ligada à defesa dos direitos universais e à construção de um projeto de nação”.

 Educação não é somente uma área de conhecimento, nem somente um ramo de atividade sindical. O projeto de educação está estrategicamente ligado à luta histórica do povo brasileiro pelo direito ao conhecimento, à aprendizagem,à pesquisa e ao preparo para o trabalho.”

 “ … com o objetivo de construirmos uma pauta para que os debates nas instâncias partidárias em cada estado e município se estendam para nossa atuação tanto nas entidades sindicais quanto nas escolas, se ampliem e ganhem profundidade, travando a luta de ideias através da defesa de bandeiras que evidenciem nossa concepção”.

 Além de “condenar os processos de privatização da educação pública em suas variadas formas (vouchers, contratos de gestão, contratos de impacto social e parcerias público-privadas) no campo da educação” o Encontro destaca a importância de fortalecer a gestão democrática e a educação pública, gratuita e de gestão pública”;

Conclui com orientação ao Comitês Municipais e Estaduais afirmando que É importante que o partido organize, coordenações de educação e, se possível, já ampliadas com representantes da intelectualidade e de cientistas, articulando a luta em defesa da educação com aquela em prol da ciência e da tecnologia”.

Leia abaixo a íntegra do documento aprovado:

10º Encontro Nacional de Educação do PCdoB