O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu quatro pontos percentuais em uma semana e ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para o Planalto. É o que indica a nova pesquisa do instituto FSB, contratada pelo BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (15).

Lula passou de 41% no levantamento de 8 de agosto para 45% na sondagem atual. Já Bolsonaro se manteve no patamar de 34%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Com isso, Lula tem um ponto a mais do que a soma de seus adversários.

Com a margem de erro, não é possível indicar que, se a eleição fosse hoje, haveria necessidade de segundo turno. A pesquisa BTG/FSB é a última a ser realizada antes do início da campanha eleitoral, que começa oficialmente nesta terça-feira (15).

Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a diferença também se alargou – de 12 para 15 pontos percentuais. Há uma semana, o ex-presidente venceria a disputa por 51% a 39%. Hoje, ganharia por 53% a 38%.

Contra os demais candidatos – embora não pareça haver margem para esses cenários –, Lula teria ainda mais facilidade nos confrontos. Ele derrotaria Ciro por 50% a 29% e superaria Simone Tebet por 54% a 26%.

A pesquisa BTG/FSB ouviu 2 mil eleitores, por telefone, de 12 a 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Outras pesquisas

A semana será marcada por mais pesquisas de intenção de voto à Presidência da República. Ainda nesta segunda, o Ipec (criado por executivos do antigo Ibope) divulga sua nova rodada nacional. Os números serão revelados pela TV Globo, que contratou o levantamento.

Dois institutos – a Quaest e o PoderData – já estão em campo e vão publicar seus resultados na quarta-feira (17). Já o Datafolha, o instituto de maior credibilidade nos meios políticos, solta nova pesquisa na quinta-feira (18).