Luciano Siqueira assume interinamente o governo do Recife
“Esta rede defende a sustentabilidade através de muito estudo, muita técnica, com aproximações e diálogos importantes com várias outras instituições no mundo que pensam o meio ambiente, que discutem com seriedade a questão do clima e tantos impactos e prevenções sustentáveis para o nosso planeta. Estamos muito felizes com o convite de fazer parte dessa rede e hoje celebramos, enfim, após aprovação na Câmara Municipal, a nossa filiação definitiva ao Iclei”, explicou o prefeito Geraldo Julio na ocasião.
Gestão comunista
Desde 2013, o Recife tem marcado presença nas edições da COP – Conferência das Partes, principal evento das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e apresentado as ações adotadas na capital pernambucana para enfrentar os efeitos do aquecimento global. A conferência é anual e, em 2017, na COP-20, em Lima (Peru), o prefeito Geraldo Julio foi o único gestor municipal brasileiro convidado. Na COP-19, na Polônia, quando foi aberto espaço para as cidades, e não só aos governos federais, ele também esteve na mesma posição de destaque.
As trativas com o Iclei e outras iniciativas no mesmo sentido tiveram início e foram executadas durante a gestão do PCdoB na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que se estendeu entre os anos de 2013 e 2016, período em que foi conduzida pela dirigente comunista Cida Pedrosa.