O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta sua solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acusa que os processos movidos contra ele desrespeitam o Estado Democrático de Direito. Sua condenação em julgamento de primeira instância se deu à margem da legalidade, uma vez que nenhuma prova foi apresentada. Recentemente, a toque de caixa, numa velocidade muito desproporcional à de outros processos, marcaram o julgamento do ex-presidente em segunda instância para 24 de janeiro próximo.

Essa verdadeira “caçada” a Lula, só comparável a outros episódios dos piores momentos autoritários da nossa história republicana, faz parte da trama que o campo político conservador, receoso da derrota, realiza contra as eleições de 2018. Além de tentar excluir o ex-presidente da disputa presidencial, os conservadores engatilham fórmulas casuísticas, como o parlamentarismo e o “semipresidencialismo”.

O PCdoB considera que esse conluio das forças reacionárias para excluir Lula da disputa é mais um ataque à própria democracia. Manifesta, de maneira resoluta, a defesa do direito do ex-presidente se candidatar à Presidência da República.

Este posicionamento tem sido reiterado pela pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, que, inclusive, em conjunto com outras personalidades e lideranças de outras legendas, anunciou a realização de um “tribunal paralelo”, na véspera do julgamento de 24 de janeiro. Personalidades jurídicas e da sociedade civil, lideranças políticas e dos movimentos, irão demonstrar que Lula é um réu sem crime e que o processo movido contra ele é uma farsa jurídica, a serviço de interesses políticos-eleitorais.

Finalmente, diante da gravidade dessa questão, o PCdoB considera imperativa uma tomada de posição e de ação unitária do conjunto das forças populares, democráticas e patrióticas na defesa da democracia, pois o que está em jogo é a realização de eleições presidenciais em 2018 com pleno respeito à soberania do voto popular.

Luciana Santos – Presidenta Nacional do PCdoB