A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, repudiou a possibilidade de privatização da Eletrobras. Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória do governo Bolsonaro que prevê a desestatização da empresa pública de energia. A bancada do PCdoB na Câmara votou contra a proposta.

Luciana Santos declarou: “A Eletrobras é um ativo estratégico, um patrimônio do povo brasileiro e por isso nossa luta para defendê-la. Entregar a Chesf e a Eletrobrás aos interesses privados é, entre outras coisas, encarecer o custo da energia para o cidadão comum, entregar a gestão dos nossos rios e mudar a prioridade desse serviço que deve ser, sempre, o interesse social”.

A dirigente destacou a posição do partido e a luta que tem sido travada pelos comunistas em defesa do patrimônio público nacional. “Não aceitaremos. Nossa bancada está firme contra a MP do Apagão e o PCdoB mobilizado para continuar defendendo a energia como um bem prioritário para o desenvolvimento do nosso país e da nossa gente”.

A MP segue agora para análise no Senado. Se aprovada, vai à sanção presidencial; se houver mudanças, volta para a Câmara. Na tarde desta quarta-feira (19), partidos da oposição — incluindo o PCdoB — anunciaram, em coletiva de imprensa, ações contra a venda da Eletrobras. Entre as possibilidades, está recorrer ao STF quanto à tramitação das MPs.