O endurecimento das regras, por parte do governo Bolsonaro, para que estados e municípios possam obter empréstimos com garantias da União foi alvo de críticas da presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, nesta quinta-feira (2).

Luciana declarou que “o governo federal decidiu mudar as regras para conceder garantia em empréstimos a estados e municípios. Nesses tempos de crise, em que o povo mais precisa do Estado, Bolsonaro quer impor um ajuste fiscal maior aos governos locais. É uma afronta à população”.

A presidenta acrescentou ainda que “a mudança repentina na metodologia de análise de capacidade de pagamento de estados e municípios é um duro golpe naqueles que, como Pernambuco, já fizeram o dever de casa, trabalhando duro para ajustar as contas aos critérios anteriores”.

A vice-governadora declarou que “a alteração contraria os interesses do povo, pois afeta diretamente os investimentos para a retomada do crescimento e a geração de emprego e renda. O governo federal, que não age para fazer a economia voltar a girar, agora quer atrapalhar a atuação de governadores e prefeitos”.

Luciana colocou que “após o veto ao ramal pernambucano da Transnordestina e o aumento da tarifa de energia, vemos mais esse descaso de Bolsonaro com o povo nordestino. Como outros estados, Pernambuco brigará no STF pela liberação de empréstimos para viabilizar investimentos, como a recuperação de estradas”.

Por Priscila Lobregatte