A eleição do ex-líder estudantil Gabriel Boric para a presidência do Chile neste domingo (19) significou uma importante vitória das forças de esquerda e democráticas em seu país e, ao mesmo tempo, contribui diretamente para o fortalecimento deste campo frente à onda de extrema-direita. Lideranças do PCdoB de diversas frentes de atuação comemoram o feito e ressaltaram os novos ares de esperança que essa conquista traz para a América Latina.

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, destacou: “No seu discurso, o jovem e novo Presidente do Chile, Gabriel Boric, falou sobre os valores da democracia, justiça social, direitos humanos e prometeu usar o diálogo para enfrentar as dificuldades econômicas e sociais. Sua eleição é uma vitória para todo continente. Avancemos!”.

O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti apontou: Que os bons ventos da democracia possam arejar o ar carregado de fascismo que vivemos no Brasil! E fica a dica: ‘O Povo unido jamais será vencido!’. Desejo tudo de melhor para nossos irmãos e irmãs do Chile”.

Nésio Fernandes, secretário de Saúde do Espírito Santo, também reforçou as expectativas com o Brasil que essa vitória traz. “Cabeça a mil… cheia de esperança”. O secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Márcio Jerry, também comemorou, lembrando nomes históricos da esquerda chilena: “Viva o Chile! Viva Allende, viva Pablo Neruda! Viva a democracia!”.

A escritora e vereadora do PCdoB do Recife, Cida Pedrosa, afirmou: “Mais uma derrota para a extrema-direita! O Chile acaba de eleger o jovem Gabriel Boric como seu novo presidente. Em 2022 derrotaremos Bolsonaro e seu projeto de morte!”.

A secretária da Mulher do PCdoB, ex-senadora Vanessa Grazziotin, declarou: “É emocionante ver a foto do comício da vitória das forças progressistas no Chile. Boric presidente! O país unido pela retomada do desenvolvimento e da qualidade de vida de seu povo!”.

Neste mesmo sentido se manifestou o secretário de Comunicação, Adalberto Monteiro: “Boric é novo presidente do Chile. Vitória do povo chileno e da democracia latino-americana. Extrema-direita é rechaçada. Bolsonaro tua hora está chegando…”.

Jovem Boric

Importantes jovens lideranças comunistas brasileiras com origem no movimento estudantil também saudaram a eleição. Na opinião da ex-deputada Manuela d’Ávila, “ganhou Boric, o jovem deputado de 35 anos que, no passado, liderou o movimento estudantil. Ganhou a esquerda chilena. Ganhou o Chile. Ganhou a América Latina. Ganhamos todos nós!”.

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, também se manifestou: “Vitória! Um jovem que iniciou sua trajetória como líder estudantil acaba de ser eleito presidente do Chile, impondo uma derrota importante à ultradireita. Que alegria! Que sigamos lutando e mobilizando para que os bons ventos cheguem ao Brasil!”.

Da mesma forma, a presidenta nacional da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Ângela Guimarães, comemorou: “Bons ventos de mudanças sopram na América Latina, que a nossa luta traga estes bons ventos para o Brasil em 2022”.

 

Leia também: PCdoB comemora vitória de Boric no Chile: sinais de novos tempos na AL

 

Por Priscila Lobregatte